Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu três suspeitos e mirou uma organização criminosa investigada por quatro homicídios registrados em 2024 na comunidade do Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal. Segundo a polícia, o grupo também é suspeito de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e domínio territorial na região.
Batizada de Operação Decreto, a ação identificou ao menos 12 integrantes da organização, apontados como responsáveis por ordenar e executar assassinatos, além de comandar a venda de drogas na comunidade. Um dos presos foi autuado em flagrante após ser encontrado com cerca de 500 gramas de maconha e R$ 1 mil em dinheiro.
As investigações indicam que o grupo utilizava intimidação e violência para manter o controle da área. A polícia apurou ainda que um dos investigados, ex-funcionário da Câmara Municipal de Natal, teria tentado viabilizar emendas parlamentares para o carnaval de 2025 sob ameaça de impedir ações políticas na comunidade.
A ofensiva começou na segunda-feira (23), com o cumprimento de mandado de prisão no Mato Grosso do Sul contra uma mulher de 33 anos apontada como uma das líderes da organização. Outro suposto líder, de 24 anos, teve mandado expedido, mas é considerado foragido no Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo teria movimentado mais de R$ 6 milhões em cerca de 18 meses, principalmente com o tráfico de drogas e a exploração do domínio territorial no Passo da Pátria.
A corporação informou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181.
Tags
POLÍCIA
