| Investigações apuram a atuação de integrantes de grupos criminosos com presença no Estado - Foto: Reprodução |
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou, durante coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (12), que 14 pessoas foram presas na terceira fase da Operação Território Seguro. As prisões ocorreram em Natal e Parnamirim, com cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, na capital potiguar, as diligências ocorreram nos bairros de Mãe Luíza, Rocas, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré e Quintas.
Já em Parnamirim, na Região Metropolitana, a operação aconteceu no bairro Monte Castelo.
Segundo a Polícia Civil, as investigações apuram a atuação de integrantes de grupos criminosos com presença no Estado, além de pessoas a eles vinculadas que, em tese, prestariam apoio logístico para a manutenção das atividades ilícitas.
Os trabalhos investigativos tiveram início após sucessivos conflitos registrados na zona Leste da capital, nos meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
No curso das diligências, segundo a Polícia Civil, foram identificados diversos suspeitos, entre integrantes e colaboradores das organizações, além de endereços possivelmente utilizados para a guarda e ocultação de armamentos.
Também foram identificados indivíduos que, em tese, promovem e enaltecem facções criminosas por meio de músicas com conteúdo de apologia a crimes e a criminosos, contribuindo para a disseminação da chamada “narcocultura” no Estado.
Paralelamente, as investigações também alcançam grupos suspeitos de envolvimento em arrombamentos de veículos, praticados com o uso de chave de fenda ou de dispositivos bloqueadores de sinal, conhecidos como “chapolim”.
Segundo a Polícia Civil, no contexto dessas apurações, foram identificados indícios da prática de crimes como receptação, adulteração de veículo automotor, tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e comércio irregular de arma de fogo.
A operação contou com a mobilização direta de mais de 300 agentes das forças de segurança envolvidas e tem como principal finalidade desarticular facções criminosas atuantes no Rio Grande do Norte, bem como enfraquecer suas estruturas logísticas e operacionais.
Território Seguro
Segundo a Polícia Civil, a Operação Território Seguro marca o avanço para uma etapa de atuação repressiva qualificada, com foco direto na desarticulação de organizações criminosas e na responsabilização penal de seus integrantes.
Após a consolidação das ações estruturantes e da presença estatal contínua nos territórios — desenvolvidas em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte e o Governo Federal —, a nova ação intensifica o enfrentamento direto aos grupos criminosos que atuam nessas áreas. Nesta etapa, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte atua com base em investigações aprofundadas, análise de inteligência e compartilhamento de informações entre as forças de segurança.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça que a integração entre as forças de segurança pública tem sido fundamental para o enfrentamento qualificado às organizações criminosas e destaca a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181. As informações podem ser repassadas de forma anônima e segura.
Tags
POLÍCIA