Um homem, de 26 anos, foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (20), em Natal, durante a 27ª fase da Operação Uiraçu, conduzida pela Polícia Federal (PF), para combater crimes relacionados ao armazenamento e compartilhamento de mídias, contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet.
Segundo a PF, na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam um celular, um tablet e um computador. Os equipamentos passarão por perícia técnica, que é a análise feita por especialistas para ajudar nas investigações e identificar possíveis vítimas e outros envolvidos.
O investigado poderá responder por crimes ligados ao abuso sexual de crianças e adolescentes praticados por meio da internet. A corporação também reforçou que a expressão mais adequada para esse tipo de crime é “abuso sexual” ou “violência sexual”, termos que refletem a gravidade da situação.
A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o que crianças e adolescentes fazem no ambiente virtual e fora dele.
Conversar sobre riscos na internet, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento são medidas consideradas fundamentais para prevenir esse tipo de crime.
Tags
POLÍCIA FEDERAL
