RN é atingido por mais de 4,7 mil raios em 24 horas, diz Neoenergia Cosern

Maioria das descargas atmosféricas foi registrada no Oeste potiguar - Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte registrou 4.740 raios em cerca de 24 horas, entre às 17h da última quarta-feira (4) e às 15h desta quinta-feira (5), segundo levantamento da Neoenergia Cosern, com dados da Plataforma Climatempo. 

A maioria das descargas ocorreu na região Oeste, que enfrentou fortes chuvas na madrugada e início da manhã desta quinta-feira. Mossoró liderou a lista com 555 raios, seguida por Governador Dix-Sept Rosado (417) e Upanema (285).

O número de raios varia conforme as condições meteorológicas de cada região. Chuvas intensas frequentemente vêm acompanhadas de trovões, relâmpagos e descargas elétricas. 

“Monitoramos as condições meteorológicas do Rio Grande do Norte 24 horas por dia, pois elas impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica. O número de descargas atmosféricas nas últimas 24 horas chama atenção pelo alto volume. Como forma de prevenirmos ocorrências, somente de 2023 para 2025, ampliamos a instalação de para-raios em 64% em todas as regiões do estado como uma forma de ampliar a qualidade da energia distribuída, bem como a segurança da operação”, destaca Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern. 

Em 2025

Segundo a Neoenergia Cosern, com 43.832 quedas de raios ao longo de 2025, as regiões Oeste e Seridó potiguar lideraram o ranking como as localidades com as maiores incidências desse fenômeno natural. Mossoró encabeçou a lista com 3.120 raios. 

Em seguida ficou Upanema, com 3.091 e Santana do Matos, com 2.195 casos. Os números foram levantados pela Neoenergia Cosern através da Plataforma Climatempo e mostraram que, de 2024 para 2025, houve redução de 55% no número global de descargas atmosféricas em todo o estado.

A Neoenergia Cosern reforça orientações de segurança durante tempestades com raios: busque abrigo ao perceber nuvens carregadas ou ouvir trovões; evite árvores, animais, cercas de arame e objetos metálicos; não utilize chuveiro elétrico, equipamentos ligados à rede elétrica ou telefone com fio; e não se exponha em áreas descampadas, telhados, rios, praias ou piscinas. 

Para atendimento, a empresa oferece teleatendimento pelo 116, WhatsApp (84) 3215 6001, aplicativo Neoenergia Cosern e o site https://www.neoenergia.com/web/rn.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال