Após rejeição no Senado, Messias afirma que aceita decisão e diz que reprovação “não é simples”

Em declaração à imprensa, Messias afirmou que encarou a sabatina com transparência - Foto: Ton Molina/Agência Brasil 


O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira (29) que participou de forma “íntegra” e “franca” do processo de indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), após ter seu nome rejeitado pelo Senado. Ele agradeceu os votos recebidos e disse aceitar o resultado.

A indicação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi rejeitada por 42 votos contrários e 34 favoráveis, abaixo dos 41 necessários para aprovação entre os 81 senadores. Com isso, o nome foi arquivado. Esta é a primeira vez, em mais de 130 anos, que um indicado ao STF é recusado pelo Senado.

Em declaração à imprensa, Messias afirmou que encarou a sabatina com transparência e destacou que faz parte do processo democrático “saber ganhar e saber perder”. Ele também disse que enfrentou um período de cinco meses de desgaste de imagem durante a tramitação da indicação, mas ressaltou que tem “vida limpa”.

O advogado agradeceu ao presidente Lula pela indicação e classificou a experiência como uma etapa de sua trajetória profissional. Servidor público de carreira, afirmou que seguirá atuando independentemente de ocupar cargos na estrutura do governo.

Messias havia sido indicado para a vaga aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente em outubro de 2025.


Com informações da Agência Brasil 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال