Dia do Orgulho LGBTQIA+: conheça marcos da luta por direitos no Brasil

Conquistas vieram após décadas de mobilização - Foto: Acervo do Grupo Arco Íris/Divulgação

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, marca uma trajetória de luta por respeito, igualdade e garantia de direitos.

A celebração nesse dia faz referência a uma revolta ocorrida em 1969, na cidade de Nova York. Na ocasião, frequentadores do Stonewall Inn, um dos bares gays populares de Manhattan, reagiram a uma operação policial violenta, prática habitual do período.

A resistência virou um marco do movimento LGBTQIA+ por direitos nos Estados Unidos (EUA) e passou a ser comemorada em muitos outros países, incluindo, o Brasil.

A luta, no entanto, não se restringe a essa data. Apenas no Brasil, pode-se citar marcos como a criação do "Grupo Somos" e dos jornais "Lampião da Esquina" e "ChanacomChana", em 1978; o levante de lésbicas do "Ferro’s Bar", em 1983, e a retirada da homossexualidade do rol de doenças, concretizada em 1985.

Para o coordenador do Observatório Brasileiro LGBTI+, Ciro Henrique Santos, a data representa uma vitória.

“Chegamos até aqui, né? Mesmo dentro de um sistema em que a nossa vida é impossível, em que a todo momento eles querem negar a nossa existência, a gente continua resistindo”, diz.

Segundo relatório divulgado este ano pelo Observatório, apenas entre janeiro e março de 2026, o país registrou 50 mortes por LGBTfobia.

Desde o fim dos anos 1970, o movimento LGBTQIA+ acumula conquistas importantes no Brasil. Entre os principais avanços estão a retirada da homossexualidade da lista de doenças pela OMS, o reconhecimento da união estável e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, além da criminalização da homofobia e da transfobia pelo Supremo Tribunal Federal. Apesar das vitórias, a luta por igualdade e respeito continua.

Com informações da Agência Brasil
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال