CBMRN reforça regras de segurança para pontos de recarga de carros elétricos no RN

BMRN reforça medidas de segurança para pontos de recarga de veículos elétricos no Rio Grande do Norte - Foto: CBMRN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) reforçou as regras de segurança para pontos de recarga de veículos elétricos. As normas estão em vigor desde julho, conforme a Resolução Técnica nº 05/2026 e a Portaria SEI nº 675/2026.

Em garagens internas, os carregadores devem ser fixos e seguir os modos de recarga 3 e 4, que possuem sistemas de segurança próprios. Equipamentos portáteis ligados a tomadas comuns não são permitidos nesses locais. Em garagens externas, esses equipamentos podem ser usados desde que sejam adotadas medidas de segurança.

As regras também exigem dispositivos para desligar a energia em caso de emergência. Em prédios com apenas uma rota de saída, os carregadores devem ficar a pelo menos cinco metros do caminho de fuga. Para edificações já existentes, também é exigido um laudo técnico com avaliação da parte elétrica e dos riscos do local.

Segundo o CBMRN, as regras já estão valendo e acompanham o crescimento dos veículos elétricos no Estado. A Corporação também mantém estudos e troca informações com outros Corpos de Bombeiros para acompanhar as novas tecnologias de recarga.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال