Redação,Via Certa


O Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) Natal 192 orienta a população para os cuidados nas festas do final do ano que tradicionalmente são comemoradas com fogos de artifício.

Para evitar acidentes, alguns cuidados são essenciais, já que o manuseio inadequado desses artefatos pode ser fatal ou deixar sequelas permanentes. Além disso, o barulho da explosão e os vestígios luminosos dos fogos prejudicam também o sistema auditivo e ocular, podendo causar surdez e cegueira.

Antes do uso dos fogos de artifício, é importante que a pessoa verifique a data de validade dos fogos e leia cuidadosamente cada instrução de segurança recomendada pelo fabricante. As informações devem estar descritas na embalagem do produto.

A venda de fogos de artifício para menores de idade é proibida no Brasil. Por isso, os pais e responsáveis devem estar atentos aos locais de armazenagem desses produtos, deixando-os em local seguro e tomando cuidado para não fiquem ao alcance de crianças.

O SAMU orienta que em caso de acidente com fogos a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao serviço de emergência mais próximo. Os casos graves, o paciente pode apresentar quadro clínico delicado, com cortes, lacerações, queimaduras sérias e até amputações de membros, geralmente das mãos, em decorrência dos acidentes.

Para queimaduras mais leves, a orientação é resfriar o local com água fria e protegê-lo com um pano limpo. As bolhas que ocasionalmente apareçam não devem ser furadas, pois existe risco de infecção. Não deve haver nenhum tipo de intervenção caseira sobre o ferimento. Mesmo os casos considerados de menor gravidade devem ser encaminhados ao serviço de saúde para uma avaliação médica.

O SAMU 192 está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas