Redação,Via Certa



Conhecer as sinalizações é fundamental para evitar acidentes, ou infrações de trânsito. Especialmente para motoristas pouco experientes, assimilar todas as informações em um primeiro momento pode ser um pouco complicado, mas nada que a experiência não resolva. Neste artigo compartilharemos os significados das placas de trânsito e também daremos algumas dicas de segurança ao dirigir.

Dicas de Trânsito

– Todos os ocupantes do veículo, incluindo adultos, jovens ou crianças, devem utilizar o cinto de segurança, a medida de segurança é obrigatória inclusive para quem está no banco traseiro.

– As crianças que possuem até sete anos de idade devem utilizar os equipamentos de segurança adequados e conforme a regulamentação padrão (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).


– Se estiver sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância tóxica não é recomendável dirigir, pegue um táxi ou uma carona para chegar até o seu destino.

– Certifique-se de que os outros motoristas e também pedestres estão visualizando a presença do seu veículo, para isso utilize a sinalização correta.

– Tenha cuidado com o farol alto, você pode ofuscar a visão dos outros motoristas ou motociclistas que estão vindo no sentido oposto.

– Quem está de bicicleta deve buscar utilizar SEMPRE a ciclovia, se não houver, pedale no sentido do trânsito, nunca na contra-mão. São as pequenas ações que podem salvar vidas.

– Os pedestres devem buscar atravessar na faixa destinada a eles, e se não houver, o recomendado é atravessar próximo a onde estiver a sinalização semafórica. Só atravesse com segurança, para isso, olhe tanto para a direita quanto para a esquerda.

– Os motociclistas devem sempre buscar utilizar o capacete com a viseira e óculos de proteção com a “jugular” corretamente fixada. Se possível, dê preferência a roupas claras para permitir que os outros motoristas possa visualizá-lo com mais facilidade.

– Mantenha o seu veículo sempre em boas condições de circulação, para isso você deve procurar submetê-lo a revisões e a conferência das condições dos equipamentos.

Lembre-se de cuidar de seus pneus, mantenha-os sempre calibrados, isso reduz o consumo de combustível e traz mais segurança. A cada 500km andados, faça o balanceamento. Os veículos desbalanceados podem prejudicar não apenas a parte da suspensão e rolamentos, como fazer com que o gasto dos pneus seja mais alto.

Muita gente tem o costume de “colar” na traseira do veículo que vai na frente, saiba que isso é uma das causas mais comuns de acidentes. Mantenha uma distância segura no qual seja possível fazer uma frenagem de emergência.

Algumas outras recomendações adicionais que podem fazer toda a diferença na direção defensiva é: só utilizar o aparelho celular quando o veículo estiver parado, nunca em movimento; reduzir a velocidade ao chegar em cruzamentos; dar sempre a preferência aos pedestres; sinalizar antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas; para o caso de dirigir em pistas molhadas, a aderência do veículo costuma reduzir diante destas condições, por isso é pise de leve nos freios; o motorista que atingir a contagem de 20 ou mais pontos na carteira, perde o direito de dirigir e tem a Carteira Nacional de Habilitação suspensa, precisando fazer novamente um curso de reciclagem, além de ter que arcar com o pagamento das multas cabíveis às infrações.

Não existe nenhum tipo de segurança infalível, no entanto, precisamos nos atentar aos cuidados básicos para minimizar a ocorrência de possíveis problemas do tipo.


Significado das Placas de Trânsito

N Essas indicações tem por finalidade, definir o que o condutor deve ou não fazer, expondo condições, proibições, obrigações ou restrições, se você não conhece, ou não sabe o que a placa significa, como vai obedecer as normas de trânsito, não é mesmo?

Para facilitar a sua compreensão, separamos as placas por categorias. A própria regulamentação sugere que elas sejam de cores diferentes, justamente para indicar funções distintas, confira:

Placas de regulamentação


Não sabe o significado das placas de trânsito, sem problemas, abaixo você encontra a relação de boa parte delas.

Placas de advertência


Placas de indicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas