Redação - Via Certa Natal

A Prefeitura de Natal tem executado diversas iniciativas com a intenção de tornar a capital potiguar mais limpa e sustentável. Neste mês de outubro, a gestão municipal se integra à 1ª edição da Semana Lixo Zero que ocorre na cidade no período de 18 a 24 de outubro. Organizada por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), o projeto tem o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos. Diversas secretarias municipais vão promover mobilizações dentro da programação da semana.

Neste contexto, o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizará nas escolas municipais E.M Santos Reis, E.M. Irmã Arcângela e E.M. Professor Zuza um teatro de mamulengos, abordando a temática lixo e reciclagem. O nome da peça de teatro é: "LUGAR DE LIXO É NO LIXO!" As apresentações ocorrem nos dias 22, 23 e 25, respectivamente, às 9h. A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) também participarão do evento, realizando uma blitz educativa no dia 24.

Ainda dentro da programação da Semana Lixo Zero em Natal, a Prefeitura vai promover o "Minicurso Gestão de Resíduos Sólidos", com o objetivo de instruir a respeito da preservação, conservação, consumo consciente e sustentabilidade ambiental, ministrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O minicurso será ofertado no UNI-RN nos dias 21 e 22, no Auditório Espaço Luz.

Serão abordados os seguintes temas: Semurb Histórico, competências e projetos; Educação Ambiental em Natal Conceitos gerais; Ética ambiental; Educação ambiental; Consumo e desperdícios; Mudanças de atitudes; Zoneamento ambiental de Natal; Desenvolvimento sustentável e planejamento urbano; Estatuto da cidade; Cidades sustentáveis; Plano diretor; Macrozoneamento; ZPAs; Lei 4.100 - Código do Meio Ambiente do município de Natal/RN; Consumo consciente Produtos descartáveis; Energia; Água; Resíduos sólidos Soluções individuais; Disposição irregular (tipos de aterro); Macro e microplásticos nos oceanos (impacto na saúde e economia); Compostagem. O Curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://eventos.unirn.edu.br/sisuni/eventos/visualizar/698.

A gestão municipal vem tomando medidas para combater o descarte inapropriado do lixo. A participação na Semana Lixo Zero chega para complementar outras iniciativas da gestão na área. A Prefeitura está realizando mutirões de limpeza em toda cidade que já conseguiram recolher mais de 8 mil toneladas de resíduos em todas as regiões da cidade. 

Outra ação importante foi a regulamentação da lei que prevê a aplicação de multas para quem for flagrado sujando a cidade, jogando lixo nas ruas. Outra parceria entre a sociedade civil e o poder público municipal foi o Dia Mundial da Limpeza, em que mais de 5.000 mil voluntários participaram do evento.

Toda a programação da I Semana Lixo Zero pode ser conferida no site: http://semanalixozero.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas