Redação,Via Certa

Alex Régis

Para desafogar os locais de vacinação contra Influenza, evitar aglomerações e proteger os idosos que estão no grupo de risco da Covid-19, a Prefeitura de Natal ampliou os pontos de imunização, criando áreas exclusivas para a população acima dos 60 anos. Nesta terça-feira (24), a medida já surtiu efeito e a população idosa seguiu para esses locais.

Na Praça Augusto Leite, no Tirol, estão sendo disponibilizadas 400 doses da vacina. Já no Ginásio Nélio Dias, no Gramoré, zona Norte, a Secretaria Municipal de Saúde está com um lote de 600 doses. Os serviços tiveram início às 08h da manhã e seguirão até às 16h, parando das 12h às 13h para as equipes de imunização almoçarem.

Além desses locais, ainda serão aplicadas vacinas na Arena das Dunas, a partir das 13h desta terça-feira; Sede da Cruz Vermelha - Ponta Negra; Shopping Via Direta (Exclusivo para idosos beneficiários da Unimed) – a partir da quarta-feira (25) –Zona Sul; Grandes condomínios – Voluntários da UFRN farão vacinação. As equipes de Vigilância farão contato com as administradoras de condomínio para o agendamento. No local de trabalho - Para o público de profissionais de saúde; Geap Saúde - Ficarão responsáveis em vacinar os beneficiários do plano; Caurn - Ficarão responsáveis em vacinar os beneficiários do plano.

A dona de casa Maria Cicera, 69, não contou conversa e, assim que soube que o Ginásio Nélio Dias era um dos locais exclusivos para vacinação de idosos, correu para lá. Ela gostou do atendimento, não esperou por muito tempo e deixou o recado pra que todo mundo procure se imunizar: "Foi tudo muito tranquilo, organizado e sem demora. Nunca tive reação a essa vacina. Essa ideia de disponibilizar pontos de vacinação para os idosos foi muito boa, já que estamos na pandemia do coronavírus e somos do grupo de risco. Precisamos evitar aglomerações e ficar em casa é mais adequado. Vamos sair dessa situação com a graça de Deus", falou.

O aposentado Moacir Alves, 62, também já foi em busca da imunização no início da campanha para ficar protegido e livre de problemas: "Não deixo para depois. Sempre quando tem campanha de vacinação, busco o serviço logo cedo. Muitos amigos estão receosos de vir por causa do coronavírus, mas o ambiente é arejado, não há aglomeração, as distâncias entre as pessoas são respeitadas e não temos demora. Tudo muito tranquilo", disse. No Nélio Dias, a vacinação também está acontecendo no sistema drive-thru para atender aos idosos com dificuldades de locomoção.

Vaneska Gadelha, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis de Natal, está na coordenação do ponto de vacinação montado na Praça Augusto Leite e reforça o pedido para que os idosos compareçam aos locais de vacinação com o cartão de vacina e um documento de identificação para facilitar o trabalho das equipes da SMS: "É importante destacar que esses pontos são exclusivos para os idosos. Então, se você não tiver mais de 60 anos, não adianta comparecer que não será vacinado", destacou.

A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de março e seguirá até 22 de maio. Todas as unidades básicas de saúde - UBS - de Natal estão abastecidas para atender a população alvo da campanha. A imunização está organizada em três etapas: a primeira que iniciada no (23/03) contempla idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde; a segunda etapa (16/04) dedicada aos professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos; e a terceira etapa (09/05) que segue até 22 de maio, onde serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto de até 45 dias, população indígena em geral e pessoas de 55 A 59 anos sem doenças crônicas, sendo esse último público uma novidade.

A vacina está disponível nas 63 salas de vacinação do município de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas