Redação,Via Certa
Por Ricardo Oliveira
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN



A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), através da Defesa Civil Municipal, está realizando o monitoramento do quantitativo das chuvas na cidade Trampolim da Vitória. O serviço vem acontecendo desde o mês de maio, após uma parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que doou três pluviômetros para o município.

Com os equipamentos em pleno funcionamento, a checagem é feita diariamente, independente das chuvas no território parnamirinense. “A coleta é diária, de domingo a domingo. Os agentes da Defesa Civil realizam o serviço e identificam os números específicos em milímetros, que chova ou não”, disse Emerson Saraiva, coordenador da Defesa Civil.


Após a coleta, os dados são repassados para a Emparn, responsável pela divulgação dos boletins. Além disso, o município também fica com o seu próprio banco de dados, que serve para o comparativo das chuvas por época na região.

Em Parnamirim, os pluviômetros foram instalados na BR-304, estrada para Macaíba, no limite com o Distrito de Taborda e na Estrada do Sol. Seguros, e em pontos estratégicos (extremidades da cidade), os reservatórios de inox ficam expostos a céu aberto e o processo para a coleta dos dados funciona manualmente. Emerson Saraiva falou sobre a importância dos equipamentos:

“Serve para termos os dados de quantitativo das chuvas e comparar os períodos chuvosos anualmente. Pode dar também uma noção quanto a possíveis transtornos que as chuvas possam causar, alerta com alagamentos e monitoramento das lagoas de captação”.


--
Whats do trânsito: (84) 9.9978-2593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas