Redação,Via Certa
Por Rafael Brusque

.
MUDAMOS DE INSTAGRAM! SIGA @VIACERTANATALRN



Muito antes de qualquer montadora fabricar caminhões no Brasil, existiu um pioneiro inventor que criou o primeiro caminhão 100% nacional.

José Augusto Prestes, nascido em Portugal, veio para o Brasil no início do século 20. Formado em engenharia mecânica nos Estados Unidos, foi inclusive presidente do clube de futebol Vasco, e dono da A. Prestes & C. Ltd, empresa que desenvolvia soluções para beneficiamento de café.

Foi nessa fábrica, em 1927, que foi construído um caminhão, totalmente feito no Brasil, inclusive motor, batizado de Bandeirante.

A empresa tinha experiência na fundição de metais, e tudo foi feito dentro daquele barracão.

Considerado grande para os padrões da época, o caminhão tinha capacidade de carga de 7 toneladas, e motor com potência entre 45 e 60 cavalos. Essa informação varia conforme a fonte pesquisada.
Esse caminhão circulou no Rio de Janeiro por dois anos. Em 1929 foi embarcado em um navio com destino à Espanha. Lá ocorreu a Exposição Iberoamericana de Sevilha, que mostrava produto dos países latino-americanos, e ficou funcionando por um ano.

A viagem do caminhão para a Europa foi amplamente divulgada em jornais da época. Infelizmente, a história se acaba aí. Não se sabe qual foi o destino do Bandeirante, o pioneiro caminhão brasileiro, após a feira.

Somente em 1949, a Fábrica Nacional de Motores trouxe cerca de 200 caminhões desmontados, da Itália, para serem finalizados no Brasil, sendo a primeira montagem de caminhões no país. E em 1956, a Mercedes-Benz começou a produção do modelo L-312, primeiro caminhão fabricado totalmente no país.

José Augusto Prestes não criou mais caminhões a partir daquele, e faleceu em 1952.

--
Entre no nosso grupo exclusivo de notícias clicando  no número: (84) 2226-4351



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas