Faixa de pedestre é para ser respeitada

 Todos são responsáveis pelo trânsito, afinal o motorista não nasceu dentro do carro, antes de dirigir ele já era e continua sendo um pedestre. Portanto o CONDUTOR seja de automóvel, moto ou veículo de grande porte, deve considerar que:
• Quando está na condição de pedestre quer respeito e um pouco de paciência por parte dos condutores. Então porque não ter um pouco mais de paciência com os pedestres, que também tem um destino, assim como os que estão motorizados?
• Deve lembrar que ele, bem ou mal, aprendeu a se comportar no trânsito e conheceu as normas para circulação nas vias. O pedestre nem sempre conhece todas as regras, direitos e deveres e, muitas vezes, desconhece a verdadeira dimensão dos riscos para a sua vida ao ter atitudes perigosas no trânsito. Então é dever do condutor PREVER e EVITAR atropelamentos, independente do comportamento errado do pedestre.
• Deve considerar que o elemento mais frágil é o pedestre e não ele, que tem o veículo como um escudo protetor. Quem sai perdendo sempre é o pedestre.

Já o PEDESTRE precisa:
• Dar-se conta que nem sempre está sendo visto pelo condutor.
• Estar mais atento, ser menos apressado, e parar de atravessar a rua entre os carros.
• Usar a faixa de pedestres onde existir e parar de oferecer perigo para si e para os outros usuários.
• Usar a regra de ver e ser visto que significa prestar atenção se o condutor o enxergou e estar realmente atento a movimentação de todos os tipos de veículos.
• E onde não houver faixa, olhar cuidadosamente para os dois lados e atravessar em linha reta.

A responsabilidade é de todos, mas é preciso que as campanhas educativas de trânsito sejam frequentes. Além disso, estruturar a cidade com mais faixas de pedestres e fiscalizar pedestres e condutores com freqüência e rigor. A convivência precisa ser pacífica, ordenada e de respeito mútuo, mas isso só se constrói com um trabalho constante e de longo prazo.

Faça a sua parte: respeite e use a faixa de pedestres. Aguardo a sua participação respondendo à pergunta: de quem é a culpa dos atropelamentos?


Postado por Êrica Nickel-Blog do Trânsito-Via Certa Natal

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال