Tem gente que não presta atenção, esquece a hora da troca e passa do limite de quilometragem. Pneus carecas são comuns no trânsito e perigosos porque podem provocar acidentes.
Seja curioso e faça o teste você mesmo: na carcaça do pneu procure as letras TWY, sigla em inglês que significa 'indicador de desgaste da banda de rodagem'. Na direção das letras, no meio dos sulcos, há um pequeno ressalto na borracha. Se o desgaste atingiu este ponto, está na hora de trocar o pneu.
A vida útil dos pneus depende da calibragem correta. Baixa pressão provoca desgaste excessivo nas laterais da banda de rodagem. Sem alinhamento de direção, o desgaste é prematuro somente de um lado.
Segundo o consultor de trânsito de Juiz de Fora, Sebastião Pires, o pneu novo também é perigoso. Com ele o carro pode escorregar depois da troca. Por isso, é recomendável andar em baixa velocidade por pelo menos 150 quilômetros para ficar poroso.
E acredite: para a segurança do seu carro coloque os pneus novos na traseira.
Além da marca, os pneus trazem informações importantes como o tipo de aplicação, capacidade de carga e a principal delas: o prazo de validade que é de no máximo cinco anos.
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO