Uso de álcool e drogas contribui para acidentes de trânsito

A combinação de álcool ou drogas com direção é uma fórmula perfeita para a causa de acidentes. A diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), da Uerj, a psiquiatra Maria Thereza de Aquino, explica o efeito que o álcool e as drogas podem provocar numa pessoa.

- A maioria dos entorpecentes é capaz de tirar a pessoa do seu estado normal de consciência. Por exemplo: o álcool, a cocaína e o ecstasy deixam a pessoa desperta e com a consciência alterada. Ela pode agir de uma forma que não seria capaz em seu estado normal, como esse desatino do rapaz. Porém, isso não isenta ninguém de culpa, pelo contrário, acarreta ainda mais responsabilidade – afirmou.

Outro fator que contribui para a ocorrência de acidentes é a falta de fiscalização e de educação no trânsito. Segundo a professora da Escola Politécnica da Coppe/UFRJ na área de engenharia de transporte, Eva Vider, é preciso haver uma punição mais severa para os crimes de trânsito. Ainda de acordo com ela, é necessário conscientizar os motoristas para que evitem acidentes.

- Existem três coisas necessárias para evitar acidentes no trânsito. A primeira delas é a mais fundamental: formar bons motoristas e educar a sociedade para agir conforme a lei. Depois, é essencial ter veículos em boas condições. Por último, é preciso fiscalizar e punir quem descumpre as normas.

Fonte: O Globo

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال