Muitas vezes acidentes acontecem devido ao descaso ou má informação dos motoristas quando o assunto é Amarração
De acordo com os fabricantes, pneus grandes, devem permanecer em pé e não empilhados como é feito com pneus de carga e quando novos, são vendidos com uma cinta metálica envolta por toda a circunferência para evitar deformações devido à flexibilidade da carcaça, que se deforma por causa do peso e das grandes dimensões quando vazios. É certo que para transportar na carroceria a tendência seja de colocar os pneus deitados, para evitar que rolem durante o percurso e caiam pelo caminho. O erro é fazer um empilhamento muito alto e mal acondicionado. Nas imagens é possível ver que também transportava algumas caixas e que umas poucas cordas eram utilizadas para prender a carga.
Está cada vez mais difícil encontrar atualmente entre os motoristas, aqueles que sabem como arrumar e, principalmente, como amarrar as cargas. Uma coisa é certa: a quantidade de acidentes está aumentando. Basta acompanhar o noticiário para constatar essa realidade.
Frotistas e entidades do setor de transportes têm dito que faltam motoristas para preencher as vagas disponíveis. Em março deste ano, notícia divulgada pelo portal da NTC & Logística estimava o déficit em 120 mil vagas. Só que esses mesmos frotistas e entidades muitas vezes preocupam-se em verificar qual a categoria da habilitação dos candidatos, e esquecem que ter habilitação apenas confere à pessoa o direito de dirigir, mas não necessariamente fazem dele um profissional. São necessárias muitas outras competências, entre elas a amarração de cargas.
Recomendamos ver o site www.amarracaodecargas.com.br. Tem muita informação útil e interessante.
Tags
NOTÍCIAS