Empresa revelou como veículo consegue trafegar pelas ruas respeitando as leis de trânsito e pedestres.
O carro da Google que não precisa de motorista já foi um projeto de brincadeira. Contudo, acabou se tornando um dos maiores empreendimentos da companhia.
Agora, o veículo autônomo da companhia, que já percorreu mais de 305 mil quilômetros, foi legalizado para uso nas ruas de Nevada, nos EUA, e já pode até ter sofrido sua primeira batida. Contudo, o que não sabíamos – até agora – era como o sistema automatizado parava nos faróis vermelhos ou não atropelava os transeuntes.
O professor Sebastian Thun, da Universidade de Stanford, que liderou o desenvolvimento do carro sem motorista do Google, e Chris Urmson, engenheiro do Google, revelaram os segredos desses automóveis em uma apresentação durante a IEEE International Conference on Intelligent Robots and Systems, mês passado. A palestra divulgou como o sistema funciona, e Chris mostrou ainda imagens de como o robô enxerga o mundo. No “coração do sistema” está o raio laser Velodyne 64, montado no teto. O dispositivo examina e grava medições a laser para criar um modelo 3D do mundo, correlacionado com mapas de alta resolução. A partir desse material, ele cria rotas para desviar de obstáculos e obedecer às leis de trânsito.
O veículo também é equipado com radar, GPS, uma unidade de medida inercial e outros sensores que o mantém em curso e o sistema alerta em 360 graus.
O mais interessante é que o automóvel é programado para ser extremamente cortês, dando passagem para pedestres que estiverem cruzando a rua e respeitando religiosamente às leis. Ao mesmo tempo, ele também é agressivo com outros veículos que não obedecem a regra de ultrapassagens pela esquerda, fazendo com que o carro seja o primeiro a fazer uma curva em uma intersecção.
PC World Brasil
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Simplismente sensacional! porém o perigo é a pane no sistema eletrônico, travar, e se de repente ele ficar fazendo tudo ao contrário? do tipo: quem é você ao volante?
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