Repete-se que direção defensiva ou direção segura é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito. Mas, o que é a direção defensiva?
O termo Direção defensiva consiste na forma de dirigir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer consigo, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
Para isso, é importante que o motorista aprenda os conceitos de direção defensiva, e use esse conhecimento com eficiência.
Dirigir sempre com atenção, para que se possa prever o que fazer com antecedência, e tomar as decisões certas para evitar acidentes, são atitudes básicas para que o condutor de um veículo pratique realmente a direção defensiva.
Acidentes não acontecem por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável.
Os riscos e os perigos a que o indivíduo está sujeito no trânsito estão relacionados com os veículos, os condutores, as vias de trânsito, o ambiente, mas sobretudo, com comportamento das pessoas.
Os prejuízos materiais causados pelos acidentes, tem para a sociedade alto custo. São estimados em R$ 10 bilhões/ano. Este valor poderia ser empregado em várias ações para melhorar a vida de muitos brasileiros, porém é gasto para sanear as conseqüências de uma direção irresponsável. Um veículo pode ser uma poderosa arma letal. Basta que não seja usado com cautela e responsabilidade.
Por isso, é fundamental a capacitação dos motoristas, e a conscientização da necessidade de adotar o comportamento seguro no trânsito, atendendo à diretriz da “preservação da vida, da saúde e do meio ambiente”, ou seja, da direção defensiva, constante da Política Nacional de Trânsito.
Aprender os conceitos de Direção Defensiva é mais do que importante, é imprescindível para que o motorista conheça e aprenda como evitar situações de perigo no trânsito, diminuindo as possibilidades de acidentes para seus familiares, para seus amigos, enfim, para o seu próximo.
Postado por Marcio Dias-Blog do Trânsito-Via Certa Natal
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO