A mídia do álcool

O uso do álcool atualmente, em qualquer país e em qualquer cultura, está sendo banalizado. As pessoas o ingerem normalmente a qualquer hora do dia. Ele não é visto como uma droga nociva ao corpo e sim como algo que dá uma sensação de prazer. Mas o que os dados mostram é que uma pessoa sob efeito do álcool não só prejudica a própria saúde como a dos outros. Em qualquer festa, confraternização ou encontro, a bebida está presente e é um item indispensável. “Não seria festa se não houvesse bebida alcoólica”, como muitos jovens dizem hoje em dia. E este, com certeza, é um pensamento compartilhado por muitos adultos também. “Quanto mais bebida melhor!!”.

Com tanta publicidade em cima das bebidas alcoólicas não se poderia esperar algo diferente. A qualquer hora do dia, basta ligar a televisão que propagandas de cerveja, whiskys, e outras bebidas são vistas por qualquer público. E para elas serem veículadas precisam apenas de uma notificação no final ou em letras minúsculas dizendo: “Beba com moderação” ou “Se beber não dirija”.

Não só nas propagandas alegres e com pessoas felizes e saudáveis que as bebidas alcoólicas aparecem. Em novelas, por exemplo, muitos personagens são vistos se deliciando com bons vinhos, cervejas geladas e champagnes chiques. Mostrando a todos que beber é bom e que é normal no cotidiano de todos. O que realmente é verdade,mas o que também é do cotidiano são as mortes e acidentes que todos os dias pessoas alcoolizadas sofrem ou causam depois de tomar algumas doses.

O que não é normal são notícias de acidentes de trânsito envolvendo vítimas, sendo esses acidentes causados por motoristas alcoolizados que saíram pra uma festa ou para um “happy hour” depois do trabalho, e que beberam além do aceitável pelo corpo humano e causaram todas essas tragédias, muitas vezes irreparáveis. E não só acidentes de trânsito, mas também acidentes domésticos que acontecem porque alguém ingeriu uma quantidade exagerada de álcool. E isso tudo com o “incentivo” da mídia e que o Ministério da Saúde não se importa ou prefere não combater com mais ênfase.

É preciso nos conscientizar que se pode viver muito bem e com saúde sem a presença do álcool no dia-a-dia.


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال