Você dirige como anda na rua ou ou anda na rua como dirige no trânsito?

"Você dirige da mesma forma como anda na rua, entre as pessoas ou você anda na rua da mesma forma como dirige no trânsito? 
Já pensou na possibilidade de se alto disciplinar, andando na rua como se dirige um carro ou pior, como se pilota uma motocicleta ? Imagine você circulando no centro de madureira (no Rio) ou na 25 de março, em São Paulo, em plena luz do dia, horário comercial. Naquele vai e vem de pessoas (diferentes e de vários lugares) em mão única, contra mão de 4 vias, rotatória sem sentido certo, enfim, um monte de gente se cruzando e se esbarrando uma nas outras e o que é pior, sem se importar em virar de volta e pedir desculpas pelo "esbarrão" ou "encontrão" e continua feito um rôlo compressor, quase que atropelando as pessoas e passando por cima dos seus pacotes. Com toda essa "calma" ainda pega o carro e sai pelas ruas da mesma forma como circulava à pé, ou seja, com muita impaciência e pouca prudência. 


Não seria má ideia um campanha de educação no trânsito frisando exatamente a nossa postura na calçada, dividindo espaço com centenas de pessoas, que vem e vão para inúmeros destinos, que cruzam nossa frente, param de repente ou andam vagarosamente, conversando ou quando a potência da "máquina" já não corresponde mais. Se nos disciplinarmos em andar nas ruas, numa combinação segura entre paciência e prudência, adquiriremos o hábito de corresponder no trânsito aos mesmos estímulos, inclusive reduzindo a velocidade para esperar pela indecisão do sentido do veículo que vai à sua frente, se para a direita ou para a esquerda; se vai continuar ou esperar por uma vaga de estacionamento. Até que chegue ao mercado uma bola de cristal que prevê os próximos passos dos outros motoristas, que andam à sua frente, ao seu lado ou que vem logo atrás, o melhor à fazer é dirigir, não confiando apenas na sua grande capacidade de direção, mas principalmente na imprevisibilidade de dezenas de milhões de "motoristas profissionais" que pensam como você, até que se cruzam com alguém como eles. 

 Como se não bastasse, existem ainda um monte de "motoristas de calçada", querendo dividir espaço com os "pedestres do asfalto", quando muitas vezes aqueles capotam pela divergência de porte, tal como ocorre com os veículos pequenos (como as motocicletas por exemplo) quando querem "torear" os veículos de 4, 5, 6 eixos ou mais, sendo aqueles considerados por estes, como insetos à zumbir entre os ouvidos e portanto fáceis de serem mortos. Enquanto não houver o devido respeito entre veículos de porte pequeno, médios e grandes, este circo de roma jamais terá fim, pois não passam de motoristas abusados. Uns, por achar que podem passar pelo "fundo de uma agulha", em razão do seu pequeno porte, enquanto outros se acham donos da rua, por sua "obesidade", quando não vêem os demais por serem menores do que ele. Quem vai largar a primeira pedra ? Acho melhor começar a largar, pelo menos, as pedras menores, fazendo uso de uma direção defensiva, para você ter, no final do dia, ter o que contar pra sua família, enquanto o outro tem que contar, internado na UTI de um hospital, os ossos que sobraram, em razão da sua imprudência. Vamos começar a fazer da calçada nossa pista de treinamento e, nas ruas, uma calçada segura para se trafegar com segurança.

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