Você conhece os pneus "remolds"?

O pneu é um dos itens de maior importância para a manutenção do carro e segurança do condutor. Afinal, ele é responsável pelo atrito do carro com o solo, ajudando no amortecimento e trabalho da suspensão. Auxilia também a transmitir força de tração e frenagem e a manter a condução reta.

Atualmente existem pessoas que, para economizar na hora de substituir os seus pneus, optam por modelos "remold". Este produto é feito a partir de carcaças de outros pneus, em sua maioria importados, para maior segurança e durabilidade. 

Os pneus “remold” vêm a cada dia sendo utilizados pelos motoristas de carros de passeio por conta do seu preço bem competitivo, cera de 50% mais barato que um pneu novo.

O termo “remold”, ou “remoldado”, é usado pelo INMETRO, através da portaria 133 para pneus reindustrializados a partir de carcaças, a maioria delas importadas.

Para se fazer um pneu remold, a carcaça de um pneu usado é raspada de talão a talão até chegar a carcaça original. A partir deste ponto, o processo é o mesmo que o utilizado na produção de um produto novo.

Outra dúvida que as pessoas têm é se existe alguma diferença entre os pneus remold e os pneus recauchutados. Idaci Mendes, do departamento de marketing da Pneuback, empresa que fabrica pneus remolds, declarou que:

“Os recauchutados recebem apenas uma camada de borracha sobre a banda de rodagem, cuja fixação é feita por meio de colagem física. Eles utilizam matrizes de duas ou três partes, enquanto nossos pneus utilizam matrizes de seis partes”, disse.

Apesar das contestações das empresas que fabricam pneus novos que alegam que os romolds são oferecem o mesmo desempenho e a mesma segurança que um pneu novo, diversos testes já foram realizados e todos demonstraram que os remolds oferecem as mesas condições que os novos.


Saiba como funciona este item:






Passos

1) O pneu reutilizado é raspado de talão em talão até chegar a carcaça original;
2) Comparados aos pneus recauchutados, os remolds são mais seguros. Pois passam novamente por um processo de reestruturação, assim como o novo, enquanto a primeira opção é apenas emborrachada uma vez;
3) O estado do pneu que será reutilizado deve estar em ótimas condições;
4) O INMETRO exige que as carcaças utilizadas na reforma de pneus tenham idade máxima de 7 anos;
5) O desempenho e o tempo de vida do remold é menor em relação a um modelo novo, mas maior do que um recauchutado.
Importante

Na hora da escolha opte por indústrias que produzam este tipo de pneu dentro das leis para que a sua segurança esteja garantida!



Fonte 1: Jessileyne/BSimples /           

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال