Cheirinho de carro novo?

A compra do carro novo é um momento único, fonte de satisfação cada dia mais presente na vida de mais pessoas. Muitos sequer tiram o plástico que envolve os bancos, outros não abrem nem os vidros, para continuar com o “cheiro de carro novo” por mais tempo. Para alguns, o cheiro é agradável, prazeroso. Para outros, é desagradável e para outros é irritante, fonte de doenças.

Mas o que vem a ser exatamente esse cheiro?
Se observarmos a linha de montagem de uma indústria automobilística, veremos que na fase de acabamento os trabalhadores usam equipamentos de proteção, máscaras no nariz, já que estão em um ambiente insalubre. Não é simples precaução, já que lidam com plásticos, colas, tintas, tecidos, vinil, lubrificantes, vernizes, impermeabilizantes, etc., substâncias estas que liberam vapores cuja mistura vai resultar no tal “cheiro de novo”. Esse cheiro, na verdade, é o resultante da mistura de vapores, onde estão substâncias químicas como o tolueno, acetona, éter, estireno, xileno, benzeno, colas e outras substâncias, a maioria oriunda do petróleo.

‘Disfarce’
Ao entregar o veículo novo com o tal cheiro, as montadoras procuram disfarçar, desodorizar o ambiente, mas não passam informações sobre o risco, sobre os perigos à saúde que podem advir. Essas substâncias podem ser causa de náuseas, vômito, cefaleia, tonteira, mal-estar, alergias, edemas, etc; algumas dessas substâncias alteram o desenvolvimento fetal e outras são até cancerígenas. Claro, há diferenças muito grandes entre indivíduos, a sensibilidade varia conforme o sexo, a idade, a raça, fatores psíquicos ou mesmo doenças pré-existentes, mas muitos dos sintomas sequer são percebidos, inclusive pelos profissionais da saúde.

O que fazer, então com o carro novo?
Ninguém precisa entrar em pânico, nem usar máscara; . primeira regra é abrir as portas, deixar sair os vapores antes de adentrar no veículo novo. Depois, forçar a ventilação, com as janelas abertas, não usar ar quente ou frio com os vidros fechados; não deixar o carro novo fechado sob o sol, com os vidros fechados, principalmente com o sol incidindo sobre o painel. E, finalmente, cuidar especialmente se transportar crianças, idosos ou gestantes ou ainda pessoas alérgicas, com doenças respiratórias; cuide-se.

NotiSul

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال