Temos observado com freqüência a impaciência das pessoas no trânsito.
Mesmo com as vias congestionadas alguns motoristas insistem em encontrar uma brecha para fechar o outro e ficar mais à frente. Às vezes estar à frente significa apenas 3 metros, como se isto fizesse alguma diferença no meio de tantos veículos. De qualquer forma, eles insistem: sinalizam daqui, fecham dali, colam o carro na traseiro do outro, param no cruzamento para aproveitar o sinal aberto e interrompem o fluxo da outra via.
Se está tudo congestionado o jeito é ter paciência, muita paciência! Não adianta xingar ou ficar passando de um lado da pista para o outro. O trânsito realmente não vai “andar mais rápido”. Mas existem algumas alternativas para fugir dos congestionamentos e que podem nos ajudar muito. Uma delas é avaliar se “realmente” preciso sair com meu carro naquele horário, mesmo sabendo que há congestionamento. Será que não posso esperar um pouco até que o trânsito esteja fluindo melhor? Quem sabe organizar o meu horário de saída do trabalho. Lembre-se que na “hora do rush” você será mais um no congestionamento.
O tempo que você perde esperando por um horário melhor é menos estressante do que o tempo perdido dentro do carro, andando o tempo todo na primeira marcha, gastando combustível, inalando gás carbônico e correndo o risco de acidentar-se. Talvez buscar uma alternativa de trajeto seja a solução. Um caminho um pouco mais longo muitas vezes consome menos combustível do que ficar parado no congestionamento.
Enfim, paciência e bom senso são ingrediente fundamentais para que nosso trânsito melhore.
Êrica Nickel
Tags
NOTÍCIAS