Período de férias: risco nas estradas!

Está chegando o verão…sol, praia e mar. Para algumas famílias começa agora a temporada de viagens. É difícil admitir, mas a única coisa que temos certeza é que muitas delas não voltarão para casa, ou voltarão destruídas.

A Polícia Rodoviária Federal já começa a mobilizar a Operação Verão em muitas estradas do país, temendo sempre as estatísticas…como todos nós. Porém muitos dos acidentes que vão acontecer- não isso não é uma previsão para 2008, é uma fria análise das estatísticas – poderiam ser evitados com alguns cuidados básicos.

Por este motivo vou aproveitar este espaço para dar algumas dicas àqueles que irão se aventurar pelas estradas do nosso Brasil:

• Manutenção: antes de viajar não esqueça de verificar o funcionamento de itens importantes como freios, suspensão, direção, pneus, luzes, limpador de pára-brisa e buzina.
• Planejamento: planeje a viagem, inclusive períodos de descanso. Prefira viajar de dia, em condições de boa visibilidade.
• No volante: mantenha sempre a calma e evite conversas e distrações, não descuide da sinalização, não pare na pista e não trafegue no acostamento.
• Sono: aos primeiros sinais de cansaço pare em lugar seguro para relaxar.
• Ultrapassagens: ultrapasse somente em locais permitidos e quando tiver certeza das condições de segurança.
• Álcool e direção: Acho que não preciso nem comentar, pois misturar álcool e direção é proibido em qualquer hipótese.

Esses são alguns cuidados básicos e simples, mas que se forem levados em consideração, podem reduzir e muito o número de acidentes e tragédias nas nossas estradas. E o melhor, colocar essas dicas em prática só depende de nós, não precisamos da boa vontade do governo, da fiscalização da Polícia ou dos outros condutores.

 Mariana Czerwonka

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال