Não é apenas questão de economia, gastar menos combustível é uma questão de consciência e responsabilidade.
1° - Mantenha os pneus corretamente calibrados: Andar com um veículo sem atentar para a correta calibragem dos pneus pode representar até 8% de diferença no consumo. Uma calibragem é recomendada no mínimo a cada 30 dias, sempre com os pneus frios, logo depois de dar a partida, pois, depois de alguns minutos rodando, o ar contido nos pneus estará aquecido, aumentando a pressão e interferindo na calibragem.
2° - Use e abuse do câmbio: Não seja econômico em fazer trocas de marcha, faça-as sempre que necessário. Em veículos com o câmbio curto, como hatches 1.0, é possível engatar a 5ª marcha a 50 km/h, abaixando a rotação do motor e melhorando o consumo. Em terrenos planos e com o veículo vazio, é possível também “pular” as marchas, passando da terceira para a quinta, por exemplo.
3º - Na descida, use o freio motor: Em todos os modelos de veículos com injeção eletrônica, ao retirar o pé do acelerador, o sistema corta o envio de combustível aos cilindros, chamado efeito cut-off. Desta maneira, é possível descer grandes desníveis sem gastar combustível. Outro benefício dessa postura é a segurança: usando o freio motor, o condutor ganha uma reserva de segurança no freio de serviço (pelo pedal). Aquele hábito antigo, de soltar a marcha e descer na “banguela”, em ponto morto, não se usa mais, pois o freio acaba sendo sobrecarregado e pode não funcionar.
4º - Fazer a troca dos filtros: Legítimos responsáveis por proteger o motor, evitando a entrada de sujeira, os filtros de ar e de combustível devem ser trocados sempre no intervalo recomendado pelo fabricante. Se ficarem muito sujos, perdem a sua eficiência chegam a ficar com aspecto pastoso, dificultando a passagem do combustível, prejudicando a queima, e aumentando o consumo.
5º - Porta-malas sempre vazio: Há quem ainda carregue kits com peças de reposição, caixas de ferramentas, materiais de pouca serventia... Os motores estão mais confiáveis, quebram menos, os auto socorros estão a cada dia mais presentes e, assim, levar peso extra no porta-malas só faz aumentar o consumo. É de se repensar até o fato de andar sempre com o tanque cheio.
6 - A Temperatura do motor : Motores de veículos são máquinas projetados para funcionar em condições ideais e o melhor desempenho é obtido na temperatura entre 97 e 103 graus, quente, muito quente. Portanto, para chegar a esta temperatura ideal, a injeção eletrônica envia mais combustível para aquecer o motor. Porém, gastando mais combustível. A alternativa é então esquentar o motor mais rápido e sair com o veículo logo após a partida, mas sempre a baixas rotações, até o motor chegar à sua temperatura ideal.
7 - O trânsito está parado? Desligue o veículo. Desligar o motor pode ser uma opção inteligente, e, dependendo do modelo do veículo, isso se torna econômico quando o tempo de sinal fechado ou de interrupção do tráfego por congestionamentos passe dos 30 segundos. Esta opção incorporada é comum na Europa e aqui já temos pelo menos um modelo de veículo que traz a tecnologia incorporada. De nada adianta desligar o motor se na religação o pé direito ficar nervoso e acelerar sem necessidade.
8 - Planeje seu deslocamento: É verdade que os dias de uso do veículo para pequenos deslocamentos, sem necessidade, por pura preguiça ou comodismo, estão com os dias contados. Antes de sair de casa para algumas atividades, planeje o itinerário, evitando voltas desnecessárias. Um caminho por fora do círculo central da cidades, às vezes mais longo, mas com menos movimento, menos semáforos, é mais econômico. Evite as subidas íngremes, que consomem preciosos litros de combustível.
9 - Moderação no uso do ar-condicionado : O conforto tem seu preço, mas convém lembrar que o compressor do ar-condicionado retira sua energia do mesmo motor que impulsiona o veículo. Logo, uma atitude sensata é poupar essa energia, quando for possível, como no caso de subidas, ou quando o veículo está parado. Se o veículo ficou exposto ao sol, convém primeiro abrir as janelas e, com a ventilação, forçar a saída do ar quente, para só então ligar o ar-condicionado.
10 - Toda pressa tem seu preço : Se você quer aproveitar toda a potência de seu veículo e ganhar tempo em seus deslocamentos, sua conduta prejudicará diretamente o consumo do veículo. Ao acelerar menos em arrancadas ou retomadas, você evita gastos desnecessários de combustível, e chegará à velocidade de cruzeiro poucos segundos após alguém que tenha acelerado mais. Em uma viagem de 100 quilômetros, andar a uma velocidade moderada e constante representa menos de dez minutos de diferença para quem faz o mesmo trajeto a 120 km/h, mas o consumo pode ser 15% acima.
Gaste menos combustível! O planeta Terra vai agradecer.
Sérgio Bona de Portão
Tags
NOTÍCIAS