Segurança na condução da bike

Já destacamos uma série de dicas para aqueles apaixonados por bikes, conferimos as regras de circulação para bicicletas sob a ótica do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e o prazer de se pedalar em grupo, em ambientes de lazer. Neste artigo abordaremos regras básicas de segurança e comportamento para que o ciclista não transforme sua pedalada em um pesadelo marcante. Lembrando que a premissa básica da boa pedalada é o contato com a natureza e a interação com o ambiente que nos cerca.

Bicicleta x automóvel
O ciclista se difere do condutor de um automóvel especificamente no tipo de veículo utilizado. Enquanto o automóvel, teoricamente, encurta distâncias, a bicicleta interage com as pessoas e o ambiente. O ciclista deve sempre ter em mente que, bicicleta e automóvel podem não combinar. O condutor de um automóvel se vê envolvido em uma carapaça de metal que o isola de tudo que o cerca, levando ao individualismo e falta de contato humano.

A grande vantagem do ciclista está em criar seus caminhos, inovar trajetos e sentir o calor humano. Enquanto os automóveis percorrem trajetos engessados pela engenharia viária, a bicicleta cria sua própria engenharia. Mas esta criatividade requer alguns cuidados simples que fazem a diferença na busca do prazer de se pedalar.

O primeiro e principal detalhe está na interação humana. O ciclista deve sempre primar pela cordialidade, estar receptivo ao novo e aberto à novos contatos. Durante o trajeto percorrido deve também prezar pela segurança própria, prevendo os perigos escondidos em cada rua, cada curva ou buraco.

O prazer de pedalar requer cuidados
O ciclista deve sempre, além de antecipar os acontecimentos, sinalizar suas intenções de forma clara e objetiva e, sobretudo, trajar roupas coloridas de fácil percepção. A utilização de equipamentos de qualidade e bicicletas em perfeito estado de manutenção também contribuem para um passeio seguro. Conduzir a bicicleta de forma suave, preservando a energia para os momentos necessários também contribuem para a busca do prazer da boa pedalada. O ciclista deve sempre pedalar pela direita da via, no mesmo sentido de fluxo dos veículos, em linha reta, sem ziguezagues, a 1 metro de obstáculos fixos ou móveis.

Importante frisarmos que a maioria dos acidentes ocorrem nos cruzamentos e esquinas, com o ciclista trafegando pela contramão. Mais da metade dos acidentes fatais ocorrem quando o ciclista manobra para a esquerda. Dificilmente um ciclista é atingido por trás. É de suma importância que o ciclista estabeleça contato visual com os demais condutores e até mesmo com os pedestres, tentando prever quais atos os demais tomarão e que forma o perigo pode surgir. Durante a noite, o ciclista deve sempre manter os refletores em perfeito estado de conservação afim de que possam ser percebidos pelos demais condutores. A bicicleta, como o automóvel, é um veículo que deve seguir as normas de trânsito, por isso, o ciclista deve respeitar a sinalização como se estivesse em um automóvel, principalmente no que se refere à semáforos. Respeite os pedestres e, principalmente, idosos e crianças. Quanto à segurança, quando tiver que deixar a bike em um local publico, o ciclista deve prender sua bicicleta em um local com alto movimento de pessoas utilizando uma trava de qualidade.

Fonte: www.escoladabicicleta.com.br

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال