Triciclo proporciona liberdade de motocicleta

Triciclo proporciona liberdade de motocicleta

Há mais de 200 anos que as pessoas se interessam por veículos que proporcionem sensação de liberdade e bem-estar, em contato com a natureza. O primeiro automóvel da história foi, na verdade, um triciclo, criado por Karl Benz em 1886.

Anos mais tarde, entre 1932 e 1974, a Harley Davidson desenvolveu o “servi-car”, primeiro modelo de três rodas motorizado, mais parecido com o que conhecemos hoje. O veículo com duas rodas traseiras, uma dianteira e um baú era utilizado para transporte de cargas, mas com o passar dos anos os empresários optaram por trocá-los por Jeeps, que protegiam carga e condutor das mudanças climáticas. Após algum tempo esquecidos, esses simpáticos veículos estão de volta e atraindo cada vez mais atenção por onde passam!

Na maioria dos casos, os triciclos brasileiros são fabricados com um chassi próprio para esse tipo de veículo ou então um chassi adaptado de carros Volkswa gen, como Fusca, Brasília e Variant.

Triciclos de produção caseira geralmente têm estilo e acabamento bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. “Eles possuem modelagem própria e, na maioria das vezes, são feitas com tubos de alta performance com gabaritos especiais”, explica Dada Avila, da Triciclos Trimar.

No Rio de Janeiro e em São Paulo, há mais de 20 fabricantes de triciclos, que produzem cerca de 60 modelos por mês. Já entre os caseiros, é difícil encontrar um triciclo novo para comprar, pois a maioria produz apenas por encomenda. “O prazo depende da disponibilidade econômica do comprador, mas um triciclo tradicional demora, em média, 30 dias para ficar pronto”, explica Avila.

Encare a estrada com estilo

No Brasil, é muito comum encontrarmos triciclos extremamente enfeitados; são diversos tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e todo tipo de suvenir que se encaixe no veículo, adquirido durante as viagens.
Este tipo de personalização não é uma simples forma de chamar ainda mais atenção para o triciclo, mas um estilo próprio e muito respeitado no mundo todo, conhecido como Rat-Bike.

“O acabamento fica a critério do comprador. Na maioria dos casos, usamos motor AP da linha VW com potências de 1.6, 1.8 ou 2.0, mas detalhes e as partes cromadas também fazem parte da negociação com os compradores”, explica Avila.

Segundo Moacyr Alberto Paes, diretor da Abraciclo (Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicleta), apesar de serem veículos distintos, a legislação válida para os triciclos é a mesma em vigor para motos: carteira de habilitação categoria A e utilização obrigatória de capacete.

A diferença é que os triciclos não passam nos corredores e precisam permanecer na fila de veículos, inclusive em praças de pegágio, onde devem pagar tarifa (mesmo onde motos são isentas).

Metro

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال