Virou moda falar de trânsito, ninguém mais agüentava a situação do trânsito em Natal, tanta gente enchendo o saco até que a prefeita deu um peitaço, chamou quem entende do assunto pra fazer um projeto e executou a maior mudança vista nos últimos tempos nas ruas de Natal. Como a prefeita mesmo disse “precisou vir um matuto aqui pra resolver esse trânsito”.
E não é que o matuto estava certo? Projetos, audiências, ajustes e execução de uma revolução viária que fez muita gente morder a língua, inclusive eu. Acreditava que o trânsito aqui só se resolveria de fato com grandes obras, mas não, ta aí a prova de que é possível fazer com o que temos em mãos, só organizando melhor. Pensei e falei errado o tempo todo.
Agora dá gosto andar por aí, não perdemos mais meia hora por dia em sinaleiras ou em filas de carros espremidos em vias únicas. Tá fluindo, o fluxo permite velocidade, só que velocidade não é uma coisa que a matutada está acostumada. Talvez por isso o choque. Pedestres que reinavam absolutos parando o trânsito porque nem olhavam mais antes de atravessar a rua, agora se vêem ameaçados pelo movimento dos carros.
Ora, pois, carro foi feito pra que? Pra andar, é claro! Ninguém fabrica ou compra um carrão pra ficar parado, é uma agonia só um motor aceso, soltado fumaça e fazendo barulho pra ficar parado. Se é pra ir devagar, vá à pé e preste atenção, porque tem gente com pressa que não pode parar toneladas de metal acelerados para um egoísta atravessar a rua. O pedestre que tenha bom senso e humildade, já que quem paga imposto pra fabricar as ruas são os donos de carros.
Outra ladainha é o pessoal reclamar de caminhões no centro. Gente pense bem, os caminhões estão ali transportando toneladas de riquezas, fazendo algo muito mais útil do que levar um preguiçoso que não quer caminhar algumas dezenas de metros. Com os ajustes de trânsito, muita gente parou pra pensar se vale à pena ir de carro em pequenas distâncias, ponto para o projeto e ponto para quem cria vergonha e usa as pernas.
Faltam estacionamentos? Faltam sim, até porque não são necessários, lembre-se: carros foram feitos para andar, se é pra deixar parado na rua, então vá a pé. Garagem é uma obrigação de todo estabelecimento comercial, pelo menos para os carros de quem trabalha ali. Onde era pra ser garagem é sala comercial e disso ninguém reclama, falta fiscalização ou é safadeza pura? Depois reclamam que perderam vagas de estacionamento, ma vão criar vergonha!
Querem que a cidade cresça, mas querem continuar fazendo o que dá na telha sem pensar no coletivo? O novo trânsito pode ter mudado um pouco a rotina de alguns, mas para a maioria ficou ótimo, é isso que importa. As pessoas que mais ouvi reclamar, são as que não leram ou viram as instruções (que estão bem claras). Para estas eu sugiro que o polícia apreenda a habilitação, pois analfabeto não pode dirigir.
Tags
NOTÍCIAS