Mossoró: Getran estuda alternativas para solucionar falta de estacionamento no centro da cidade

Mossoró- Um problema cada vez mais comum nos médios e grandes municípios brasileiros é a falta de estacionamento em seus centros comerciais. Os motoristas que precisam trabalhar ou resolver problemas no centro da cidade de Mossoró reclamam constantemente da ausência de vagas para estacionar. Diante desse quadro a Gerência Executiva de Trânsito (Getran), junto à Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (Sesutra), têm realizado estudos para encontrar uma medida que amenize esse problema.
 
De acordo com o gerente de Trânsito, Jaime Balderrama, a solução encontrada para o problema não é ampliar a área de estacionamentos na cidade, mas criar uma rotatividade nos veículos. "Realizamos vários estudos ao longo desses anos e chegamos ao consenso que a melhor alternativa a ser tomada no momento é a adoção do projeto 'Zona Azul'. O programa já foi adotado em vários centros urbanos do país e vem dando certo. Em nossa cidade ele vai trazer muitos benefícios, tais como o aumento na rotatividade de vagas de estacionamentos, bem como a diminuição de infrações cometidas principalmente pela falta de estacionamento, como por exemplo, o estacionamento em fila dupla, o desrespeito às vagas para deficientes físicos ou idosos, entre outras", disse Balderrama.
 
Como destacou o gerente de Trânsito, não é necessário ampliar o estacionamento da cidade, uma vez que há espalhados por várias áreas do centro lugares destinados à parada de veículos, no entanto essas vagas são subutilizadas, como por exemplo, embaixo da ponte que dá acesso ao bairro Ilha de Santa Luzia, ao lado da Praça da Convivência ou em torno da Estação das Artes Elizeu Ventania. De acordo com o arquiteto Alysson Felipe, existe em Mossoró uma cultura de querer estacionar próximo ao local onde o indivíduo vai fazer alguma compra ou pagar uma conta.
 
"Caso você queira ir ao centro da cidade existem as opções de estacionar embaixo da ponte ou até mesmo nas imediações da Praça da Convivência ou ma Estação das Artes, mas as pessoas não querem andar, elas preferem o comodismo de parar próximo de onde vão realizar uma tarefa, mesmo que muitas vezes atrapalhe outras pessoas, como estacionar em fila dupla, bloqueando a passagem de veículos, ou até mesmo ocupar o espaço destinado a uma faixa de pedestres", reclama Alysson.

O estudante Rafael Souza concorda com o arquiteto ao dizer que "debaixo da ponte existe um enorme estacionamento, desta forma não custa nada o cidadão descer, ir a pé fazer suas compras e pagar 50 centavos a pessoa que repara o carro e voltar pra casa tranquilo e feliz sem se preocupar em gastar gasolina rodando o centro todo atrás de uma vaga".

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (Detran/RN), circulam pelo Estado cerca de 878.274 veículos, entre carros, motos, ônibus, motocicleta e outros. Desse montante, 110.790 correspondem aos veículos presentes na cidade de Mossoró.

"Com esses dados em mãos pudemos verificar que entram na cidade aproximadamente 800 veículos por dia. Mesmo assim, esse volume não representa um problema, pois com o projeto da "Zona Azul", serão disponibilizadas 500 vagas destinadas ao estacionamento rotativo, beneficiando 3.000 motoristas por dia. Essa atividade será realizada da seguinte forma: Estabeleceremos pontos em diversas regiões no centro da cidade, e estes serão devidamente sinalizados. Aquelas pessoas que desejarem utilizar esse serviço poderão de forma eletrônica pagar uma pequena taxa e terão direito a um tempo limite de duas horas. Caso esse tempo expire e o indivíduo tenha que resolver outras coisas, ele irá pagar por mais horas e procurar outra vaga de estacionamento, uma vez que o sistema é rotativo. Os indivíduos que não respeitarem o sistema poderão receber uma multa, e como última alternativa poderá ter seu veículo removido do local", explicou Jaime Balderrama.
 
O gerente ainda disse que as pessoas não devem se preocupar, pois esse projeto têm como principal objetivo ajudar os motoristas do município, já que com um sistema rotativo mais carros terão a possibilidade de estacionar no centro da cidade. "Apenas alguns pontos entrarão no projeto "Zona Azul". O estacionamento público e gratuito continuará a existir. Resta apenas que as pessoas procurem novas alternativas de estacionameno, mesmo que tenham que andar um pouco para chegar a seu local de destino", destacou o gerente.

Projeto 'Zona Azul' teve seu edital de licitação cancelado pela Prefeitura Municipal de Mossoró

Apesar das melhorias previstas pelo projeto, tais como melhorar o fluxo de veículos pelas ruas do centro da cidade e diminuição das infrações de trânsito relativas ao estacionamento de veículos em locais inapropriados, foi informado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), na sexta-feira (16), edição nº 138, que o edital de licitação para escolher a empresa que iria efetivar o serviço, foi cancelado.

As autoridades competentes justificam essa medida dizendo que o cancelamento foi motivado pela ausência de uma lei municipal que regulamente a concessão. A implantação deste tipo serviço está elencado no Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró (PMUM) com uma das alternativas para amenizar a falta de estacionamento nas ruas do centro da cidade, o problema é um dos mais reclamados pelos condutores que diariamente utilizam as vias da nossa cidade.

O projeto de lei será formulado pela Procuradoria do Município e enviado à Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Após serem realizadas as devidas mudanças, o programa será encaminhado à Prefeitura.

O Mossoroense

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال