Muitos brasileiros estacionam com o parquímetro desligado e se esquecem que estão sujeitos a multas
![]() |
Clay Miyamoto: confusão com o parquímetro e a placa de proibido estacionar das 20h as 8h |
Desde setembro, a lei de trânsito ficou mais rigorosa em relação ao motorista alcoolizado. Porém, sóbrios ou não, os brasileiros condutores de carros no Japão podem até se desviar dos comandos policiais na esquina, mas não conseguirão escapar da conhecida (ou desconhecida) placa de trânsito.
A placa prega peças. Às vezes fica escondida no alto do poste, atrás de galhos de árvores, mas o guarda jamais aceitará tal desculpa. Ruim quando a placa tem algum kanji (ideograma) escrito. Pior quando as placas são semelhantes e o motorista não sabe interpretar o seu significado.
Segundo o diretor Clay Miyamoto, da Auto Moto Escola Dom Bosco, de Hamamatsu (Shizuoka) as maiores infrações cometidas por brasileiros no trânsito do Japão são por excesso de velocidade. "Cerca de 90 por cento dos brasileiros que perdem pontos na carteira de habilitação japonesa é devido ao excesso de velocidade", aponta.
Parquímetro e placa
Muitos motoristas estacionam em parquímetros adquirindo o tíquete para 60 minutos. Mas o parquímetro funciona somente até as 20h. Quem chegar após esse horário, não poderá adquirir o tíquete. Portanto, não poderá estacionar. Mas o motorista imprudente estaciona mesmo assim. Ou continua estacionado, sem renovar por mais uma hora, pensando ter uma boa desculpa, uma vez que o parquímetro está desligado. Porém, ele se esquece de que logo acima tem uma placa vermelha com a inscrição 20-8. Isso significa que não pode estacionar no local, nos horários entre 20h e 8h. Justamente o horário no qual o parquímetro está desligado. Geralmente esse local é muito vigiado por policiais. Os infratores levam multa e nem sabem o motivo.
Preferencial
Motivos de muita discussão entre motoristas que batem o carro, por acreditarem que conduziam na preferencial, esse assunto é facilmente resolvido. Mas muitos brasileiros desconhecem. Em cruzamento sem semáforo e com ruas de mesmas larguras, a preferencial é do carro que vai cruzar no sentido esquerda para direita. Em ruas de larguras diferentes, a pista mais larga tem a preferência. E no caso da rua com uma centerline (linha central que divide mão e contra-mão) terá sempre a preferencial a que for mais movimentada.
Proibido Estacionar
As placas Proibido Parar/Estacionar (No Stoping/No Parking) e Proibido Estacionar (No Parking) também geram confusões. Na primeira, é proibido parar e estacionar. Na segunda placa é permitido parar por cinco minutos, com o motorista dentro do veículo. Se ele sair do carro durante um minuto ou mais, é caracterizado que estacionou e estará sujeito a receber uma multa.
:: Inglês básico ajuda na hora dos exames ::
Os brasileiros geralmente optam pelo idioma inglês, na hora de fazer o exame escrito. Por essa razão, nas aulas teóricas é importante aprender determinados termos .
Intersection: cruzamento
Traffic sign ou Traffic light: farol
Side walk: calçada
One way street: mão única
Regular road: ruas normais
Right of way: preferencial
Stop line: faixa onde o carro deve parar no cruzamento
No stoping: proibido parar
No parking: proibido estacionar
IPC Digital
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO