Motorista é multado por ter dado a vez à ambulância na av. Bernardo Viera

O motorista Marcelo Bonifácio seguia com seu utilitário pela avenida Bernardo Vieira no bairro das Quintas, no sentido norte, quando deu a vez para um veículo de emergência do SAMU.

Depois de alguns dias Marcelo recebeu  uma multa pelo ato de ter dado a vez para a ambulância. Na verdade a multa foi por invasão da faixa de pedestres mas como a própria foto mostra, Marcelo cometeu a "infração " por dar a vez a um veículo de resgate.

LEGISLAÇÃO


Motorista que não dá passagem para ambulância pode ser multado.
Encarar o trânsito caótico de Natal é uma tarefa que poucos têm a paciência de enfrentar hoje em dia. 
Veículos em demasia, ruas estreitas, falta de educação e pouco conhecimento das leis de trânsito tornam a capital   um verdadeiro pesadelo em termos de mobilidade. Imagine então ter que fazer isso profissionalmente, sabendo que qualquer segundo pode representar a diferença entre a vida e a morte para algum cidadão em perigo.

Quem pensa que vida de motorista de ambulância é fácil está bastante enganado. E mesmo assim, com todos os obstáculos, eles encaram as dificuldades, na tentativa de prestar o melhor serviço possível à população. “Dirigir bem é apenas um dos requisitos para ter sucesso nesta profissão”, assegura um condutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).Um dos grandes lamentos destes profissionais, no entanto, é a falta de colaboração da população no trânsito. 

O que muitos condutores não sabem é que quem não colabora com o trabalho dos socorristas pode ser multado.  A lei diz que as ambulâncias têm preferência nos momentos em que estão atendendo os casos de urgência e emergência.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de socorro, como ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros e da polícia têm prioridade de passagem. O motorista que se nega a abrir caminho comete uma infração gravíssima: multa é de R$ 191 e sete pontos na carteira.
O que fazer se eu for multado por ter dado a vez a um veículo de socorro?
Quem por acaso for multado por ter dado passagem a estes veículos, pode recorrer da penalidade no DETRAN ou SEMOB, mas precisa provar que cometeu a infração por uma boa causa.

Não basta somente a palavra. Tem que comprovar. Se for possível, comprovar por meio da foto, que a infração foi cometida em função de estar dando passagem a um veículo caracterizado como de socorro. Há condições de cancelar essa multa.

4 Comentários

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

  1. Esse tipo de multa é gerado por sensores e câmeras.Não tendo interpretação humana e vai direto para o sistema.Esse serviço é feita por terceirizada.O mesmo deve recorrer e justificar.

    ResponderExcluir
  2. ou seja, todo condutor tem que ter uma camera digital, pedir para a ambulancia ir mais devagar para que der tempo vc parar o seu veiculo e bater a foto, caso contrario vc vai ser multado...Bem Vindo ao Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Ja paguei uma multa no carro de um amigo por conta disso na Romualdo Galvão, o ruim é que o veiculo de emergencia estava bem atrás e ate hoje esta rolando.
    Se o cruzamento tiver sensor nem arrisco.
    No Brasil funciona assim, voce ajuda e se lasca.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo recorrendo o motorista sempre perde, só consegue recorrer nesses caso com "peixada", outra coisa: Esses motoristas de ambulancia as vezes são burros pois deveriam usar a faixa de ônibus ou até mesmo ir na contra mão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال