Recebemos no dia de hoje a proposta de governo para o trânsito de Natal do candidato Fernando Mineiro, ( PT).
Desde já agradecemos pelo enviou da proposta e lembremos que os demais candidatos poderão enviar suas propostas para o e -mail: [email protected]
Confira abaixo o projeto para o trânsito de Natal do candidato Fernando Mineiro, (PT)
Confira abaixo o projeto para o trânsito de Natal do candidato Fernando Mineiro, (PT)
Trechos do programa de governo* de Mineiro 13 que dizem respeito à mobilidade e à acessibilidade urbana.
O tema da mobilidade e acessibilidade urbana no programa de governo de Mineiro 13 é tratado em dois momentos distintos do documento: como um item do Eixo 1 (que trata do planejamento urbano e do território), no caso o item 1.4; e como um projeto especial e estruturante, integrante do Eixo 5, no caso o projeto “Natal: cidade acessível”.
Segue a transcrição dos dois trechos:
Eixo. 1. Planejamento urbano e ambiental, gestão do território e da Região Metropolitana (Pág. 11)
1.4. Transportes, trânsito e acessibilidade (Pág. 16)
O sistema de trânsito e de transportes é um dos mais eloquentes indicadores do processo de urbanização. Nas últimas décadas, a frota de Programa de Governo veículos privados de Natal tem crescido assustadoramente. Não há mais tranquilidade para se circular por suas vias. Os congestionamentos ocorrem em qualquer hora ou local, todos os dias. Nessas condições, a vida urbana tende a se deteriorar; a qualidade de vida, literalmente, vira fumaça, com consequências perniciosas para as pessoas e para o meio ambiente.
A) Mobilidade urbana hoje e no futuro
Hoje, os projetos de mobilidade urbana, mesmo os relacionados com a Copa de 2014, em sua quase totalidade, estão parados e, provavelmente, não estarão prontos na data prevista. Nossa administração retomará todos os projetos que não estão sendo implementados, os quais serão avaliados, atualizados e realizados.
No entanto, também é da responsabilidade do administrador colocar-se à frente do seu tempo; assim, ao mesmo tempo que atende às demandas do presente, deve pensar e propor soluções para o futuro sistema de circulação e de transportes da cidade. Vamos elaborar projetos de longo prazo para a reestruturação do Sistema Viário e do Sistema de Transportes, contemplando a abertura e o alargamento de vias, a restrição de circulação em áreas estranguladas, o apoio à construção de estacionamento e a prioridade para o transporte coletivo.
B) Priorizar o transporte coletivo
Sempre considerando a condição metropolitana de Natal, vamos reorganizar as linhas de transportes, levando em conta o Plano de Mobilidade Urbana para Natal. Também priorizaremos os investimentos em melhoria e modernização do serviço de trens urbanos e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos e do BRT.
C) Ciclovias
Uma parte significativa da população trabalhadora de Natal utiliza bicicletas para ir ao trabalho e realizar suas atividades. Outras pessoas usam bicicletas para o lazer, pelo prazer de pedalar. Contudo, isso ainda é muito perigoso. Muitos não cumprem as regras de trânsito. As vias não estão preparadas para esse tipo de transporte e, praticamente, não existem ciclovias.
Nossa administração compromete-se com a execução de planos de investimento em ciclovias e a estudar a viabilidade de criação de um Programa de Governo 2013-bicicletário.
D) Calçadas e paradas de ônibus
A acessibilidade em Natal é um problema que se estende a toda a população. Além das ruas esburacadas e sem pavimentação, há a absurda irregularidade das calçadas, que cria barreiras, bloqueios ao livre trânsito das pessoas. Nosso governo vai padronizar e determinar a reconstrução das calçadas. Outra medida visando o bem-estar da população será a padronização e a construção de paradas de ônibus que, de fato, protejam a população do sol e da chuva e lhe ofereça conforto.
O tema da mobilidade e acessibilidade urbana no programa de governo de Mineiro 13 é tratado em dois momentos distintos do documento: como um item do Eixo 1 (que trata do planejamento urbano e do território), no caso o item 1.4; e como um projeto especial e estruturante, integrante do Eixo 5, no caso o projeto “Natal: cidade acessível”.
Segue a transcrição dos dois trechos:
Eixo. 1. Planejamento urbano e ambiental, gestão do território e da Região Metropolitana (Pág. 11)
1.4. Transportes, trânsito e acessibilidade (Pág. 16)
O sistema de trânsito e de transportes é um dos mais eloquentes indicadores do processo de urbanização. Nas últimas décadas, a frota de Programa de Governo veículos privados de Natal tem crescido assustadoramente. Não há mais tranquilidade para se circular por suas vias. Os congestionamentos ocorrem em qualquer hora ou local, todos os dias. Nessas condições, a vida urbana tende a se deteriorar; a qualidade de vida, literalmente, vira fumaça, com consequências perniciosas para as pessoas e para o meio ambiente.
A) Mobilidade urbana hoje e no futuro
Hoje, os projetos de mobilidade urbana, mesmo os relacionados com a Copa de 2014, em sua quase totalidade, estão parados e, provavelmente, não estarão prontos na data prevista. Nossa administração retomará todos os projetos que não estão sendo implementados, os quais serão avaliados, atualizados e realizados.
No entanto, também é da responsabilidade do administrador colocar-se à frente do seu tempo; assim, ao mesmo tempo que atende às demandas do presente, deve pensar e propor soluções para o futuro sistema de circulação e de transportes da cidade. Vamos elaborar projetos de longo prazo para a reestruturação do Sistema Viário e do Sistema de Transportes, contemplando a abertura e o alargamento de vias, a restrição de circulação em áreas estranguladas, o apoio à construção de estacionamento e a prioridade para o transporte coletivo.
B) Priorizar o transporte coletivo
Sempre considerando a condição metropolitana de Natal, vamos reorganizar as linhas de transportes, levando em conta o Plano de Mobilidade Urbana para Natal. Também priorizaremos os investimentos em melhoria e modernização do serviço de trens urbanos e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos e do BRT.
C) Ciclovias
Uma parte significativa da população trabalhadora de Natal utiliza bicicletas para ir ao trabalho e realizar suas atividades. Outras pessoas usam bicicletas para o lazer, pelo prazer de pedalar. Contudo, isso ainda é muito perigoso. Muitos não cumprem as regras de trânsito. As vias não estão preparadas para esse tipo de transporte e, praticamente, não existem ciclovias.
Nossa administração compromete-se com a execução de planos de investimento em ciclovias e a estudar a viabilidade de criação de um Programa de Governo 2013-bicicletário.
D) Calçadas e paradas de ônibus
A acessibilidade em Natal é um problema que se estende a toda a população. Além das ruas esburacadas e sem pavimentação, há a absurda irregularidade das calçadas, que cria barreiras, bloqueios ao livre trânsito das pessoas. Nosso governo vai padronizar e determinar a reconstrução das calçadas. Outra medida visando o bem-estar da população será a padronização e a construção de paradas de ônibus que, de fato, protejam a população do sol e da chuva e lhe ofereça conforto.
E) Reestruturar a SEMOB
No que diz respeito a transportes e trânsito, uma de nossas prioridades será a reestruturação da Secretaria de Mobilidade Urbana, com o objetivo de promover reais condições de funcionamento para gerir com eficiência o setor e para ter um domínio real das suas informações do setor, exercendo, assim, com maior clareza o poder de regulamentação do sistema de transportes coletivos do município, bem como podendo repactuar as responsabilidades entre poder público e iniciativa privada.
Eixo 5. Projetos Especiais e Estruturantes (pág. 65)
5.2. Natal cidade acessível (pág 66)
Parte importante da construção de uma cidade acessível é a garantia de mobilidade urbana para seus habitantes. Nosso governo implantará o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o qual foi contratado pela Prefeitura e até hoje sequer apresentado para o debate público. Esse plano contempla diversas ações integradas e estruturantes para todas as modalidades de transporte, com potencial para racionalizar o tráfego de pessoas em nossa cidade.
Vamos implantar o Plano Cicloviário de Natal, instalando uma malha de ciclovias e ciclofaixas em nossa cidade, otimizando e potencializando os deslocamentos por bicicletas. Paralelamente à construção de ciclovias, estudaremos a melhor opção técnica para a implantação de uma rede de bicicletários em Natal, modernizando a relação da cidade com o transporte sustentável.
Grandes investimentos são necessários na infraestrutura de transporte e trânsito, área historicamente relegada ao segundo plano ao longo das administrações. Vamos implantar em Natal o sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Trânsito Rápido em Ônibus, modelo de transporte coletivo de média capacidade adequado às cidades do porte de Natal e de sua Região Metropolitana). O BRT constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em corredores expressos e são alimentados pela frota existente de ônibus e alternativos.
Nossa gestão proporá ao governo federal (Ministério das Cidades –CBTU), ao governo estadual e aos municípios da Região Metropolitana a formação de consórcio para a implantação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), utilizando e adequando as redes de linhas férreas já existentes, que ligam Natal, ao sul, à cidade de Parnamirim e, ao norte, às cidades de Extremoz e Ceará-Mirim.
Tanto o BRT quanto o VLT serão planejados e implantados de uma maneira integrada com o Plano Diretor e outros planos municipais e metropolitanos, de modo a otimizar os seus resultados.
* Proposta de governo registrada por Mineiro 13 junto ao TRE quando da apresentação de sua candidatura a prefeito de Natal.
No que diz respeito a transportes e trânsito, uma de nossas prioridades será a reestruturação da Secretaria de Mobilidade Urbana, com o objetivo de promover reais condições de funcionamento para gerir com eficiência o setor e para ter um domínio real das suas informações do setor, exercendo, assim, com maior clareza o poder de regulamentação do sistema de transportes coletivos do município, bem como podendo repactuar as responsabilidades entre poder público e iniciativa privada.
Eixo 5. Projetos Especiais e Estruturantes (pág. 65)
5.2. Natal cidade acessível (pág 66)
Parte importante da construção de uma cidade acessível é a garantia de mobilidade urbana para seus habitantes. Nosso governo implantará o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o qual foi contratado pela Prefeitura e até hoje sequer apresentado para o debate público. Esse plano contempla diversas ações integradas e estruturantes para todas as modalidades de transporte, com potencial para racionalizar o tráfego de pessoas em nossa cidade.
Vamos implantar o Plano Cicloviário de Natal, instalando uma malha de ciclovias e ciclofaixas em nossa cidade, otimizando e potencializando os deslocamentos por bicicletas. Paralelamente à construção de ciclovias, estudaremos a melhor opção técnica para a implantação de uma rede de bicicletários em Natal, modernizando a relação da cidade com o transporte sustentável.
Grandes investimentos são necessários na infraestrutura de transporte e trânsito, área historicamente relegada ao segundo plano ao longo das administrações. Vamos implantar em Natal o sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Trânsito Rápido em Ônibus, modelo de transporte coletivo de média capacidade adequado às cidades do porte de Natal e de sua Região Metropolitana). O BRT constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em corredores expressos e são alimentados pela frota existente de ônibus e alternativos.
Nossa gestão proporá ao governo federal (Ministério das Cidades –CBTU), ao governo estadual e aos municípios da Região Metropolitana a formação de consórcio para a implantação de uma rede de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), utilizando e adequando as redes de linhas férreas já existentes, que ligam Natal, ao sul, à cidade de Parnamirim e, ao norte, às cidades de Extremoz e Ceará-Mirim.
Tanto o BRT quanto o VLT serão planejados e implantados de uma maneira integrada com o Plano Diretor e outros planos municipais e metropolitanos, de modo a otimizar os seus resultados.
* Proposta de governo registrada por Mineiro 13 junto ao TRE quando da apresentação de sua candidatura a prefeito de Natal.
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