O lacre é garantia de que a placa é mesmo daquele veículo. Muitos motoristas circulam com o carro sem nem imaginar que estão cometendo uma irregularidade.
Um alerta: é bom ficar de olho no arame que amarra a placa do carro, porque o veículo sem o lacre pode ser apreendido pela fiscalização.
Parece só um detalhe da placa, que muita gente ignora.
“Selo de segurança? Não sei não”, diz uma mulher.
“Eu não sei qual é o objetivo dele não”, confessa um homem.
O lacre é garantia de que a placa é mesmo daquele veículo. O Denatran determinou que o modelo antigo fosse substituído até o fim do ano passado, mas ainda tem Detran fazendo a troca.
O lacre novo é colorido e tem um número de identificação, para evitar clonagem. Por isso o selo tem que estar bem amarradinho.
Depois de uma batida, Branca mandou o carro para o lanterneiro, que acabou mexendo na placa. Branca tirou o carro da oficina e circulou durante um mês sem nem imaginar que está cometendo qualquer irregularidade.
Mas a motorista caiu em uma blitz e veio a desagradável surpresa. O lacre só parecia estar inteiro, mas o arame estava solto atrás da placa. Foi o policial quem viu. “Ele me chamou e perguntou se eu era realmente a proprietária do veículo. Aí eu já percebi que tinha alguma coisa acontecendo. Ele me mostrou que o lacre estava rompido. O carro foi embora e eu fiquei sem carro”, conta Branca.
Pelo menos o lanterneiro assumiu o prejuízo: reboque, diária do pátio, multa de R$ 127 e os sete pontos na carteira.
Para os motoqueiros, o risco é do arame se partir sozinho: “Nem presto atenção não”, diz um rapaz.
TV Globo
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO