Apesar de ser um sucesso da Volkswagen, especula-se que o clássico deixará de ser produzido por não atender às novas normas da legislação brasileira, como a obrigatoriedade de os veículos terem airbags e freios ABS
No próximo domingo, dia 2 de setembro, a Volkswagen comemora os 55 anos ininterruptos de produção da Kombi no Brasil. Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da Volkswagen feito no Brasil. Modelo com maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi acumula mais de 1.530.000 unidades produzidas desde seu lançamento até julho de 2012.
A Kombi registrou 14.905 unidades emplacadas (detendo 39,4% do segmento) no acumulado de janeiro a julho deste ano, o que representa crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011.
No entanto, apesar dos bons números, especula-se que o clássico deixará de ser produzido por não atender às novas normas da legislação brasileira, como a obrigatoriedade de os veículos terem airbags e freios ABS.
No próximo domingo, dia 2 de setembro, a Volkswagen comemora os 55 anos ininterruptos de produção da Kombi no Brasil. Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da Volkswagen feito no Brasil. Modelo com maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi acumula mais de 1.530.000 unidades produzidas desde seu lançamento até julho de 2012.
A Kombi registrou 14.905 unidades emplacadas (detendo 39,4% do segmento) no acumulado de janeiro a julho deste ano, o que representa crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011.
No entanto, apesar dos bons números, especula-se que o clássico deixará de ser produzido por não atender às novas normas da legislação brasileira, como a obrigatoriedade de os veículos terem airbags e freios ABS.
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950.
Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. Nos anos 1970, a trajetória internacional da Kombi brasileira se iniciou com as exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais de 100 países.
De lá para cá, o modelo passou por várias mudanças, em relação a itens de conforto e melhorias no motor, entre outras alterações. Hoje a Kombi tem motor que desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol. Desde janeiro de 2006 até julho de 2012, o utilitário teve mais de 170 mil unidades produzidas.
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