Que trafega pela ligação norte- sul da avenida Bernardo Vieira já deve ter notado que alguns ônibus não usam o corredor exclusivo. O uso por ônibus metropolitanos e intermunicipais é proibido pela SEMOB.
Como o próprio nome diz, corredor exclusivo de ônibus é para o uso exclusivo do transporte coletivo, em Natal as autoridades de trânsito não enxergam desta maneira. Desde a inauguração do corredor exclusivo para ônibus na avenida Bernardo Vieira em 2008 as linhas metropolitanas e intermunicipais da região norte são proibidas de realizarem o trajeto. Além da proibição do uso do corredor ônibus que não sejam urbanos estão proibidos de parar durante todo o trajeto da avenida Bernardo Vieira ( com exceção das linhas de Parnamirim e Pirangi), quem mora no lado norte da grande Natal não tem o direito de pegar ônibus ou descer na avenida.
Promessa de campanha
A prefeita Micarla de Sousa e o deputado estadual Gilson Moura ameaçaram entrar na justiça em 2008 para que os ônibus da região metropolitana realizassem o trajeto, mas estranhamente após a posse da prefeita as normas ficaram mais rígidas e multas foram aplicadas ao motoristas de ônibus que fizeram uso do corredor.
![]() |
Recentemente foram instaladas ao longo da av. Bernardo Vieira pelo menos dez placas como esta, proibindo os coletivos de linhas metropolitanas a trafegarem pelo corredor exclusivo de ônibus |
Trânsito
Os ônibus que não são urbanos dividem o pouco espaço da avenida com carros de passeio e caminhões, deixando o trânsito bastante lento no trecho. Segundo um motorista da linha Golandim/Shopping, ele fica com "dor no coração", ao ficar preso nos rotineiros congestionamentos na avenida. Segundo o motorista é revoltante ver o corredor fluir e ele não poder fazer uso do mesmo.
Segregação
Sem perceber a prefeitura ditou uma segregação entre cidades, moradores das cidades da região norte da capital são "proibidos" de usarem a avenida Bernardo Viera.
Quem trabalha no shopping Midway precisa caminhar até a avenida Antônio Basílio, moradores de São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim correm sérios riscos durante à noite já que os pontos são em locais ermos. ''Antes os ônibus paravam bem próximos ao shopping, hoje somos obrigados a pegar o transporte em frente à cracolândia", desabafa a usuária Regina Mesquita, funcionária de uma loja do shopping.
![]() |
No início da Bernardo Vieira, a primeira placa já adverte sobre a proibição dos ónibus intermunicipais circularem pelo corredor exlusivo das linhas urbanas |
Tags
NOTÍCIAS
É impressionante como as pessoas mudam de ideia quando ganham o poder.
ResponderExcluir