Do total, o segmento de leves teve participação de 78,3%, já o financiamento de motos respondeu por 15,7% e o de caminhões e ônibus por 5,6%. Considerando apenas veículos novos, a presença dos automóveis e comerciais leves foi menor e o segmento respondeu por 65,2% dos financiamentos. As motos responderam por 27,8%, enquanto os veículos pesados absorveram 6,5% do total liberado.
Analisando veículos novos e usados, a modalidade mais utilizada este ano foi o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), em 84,4% do total financiado. Enquanto isso, as operações de Leasing diminuíram de 4,2% em 2011 para 2,1% este ano. Já a presença dos consórcios aumentou 2,3 pontos porcentuais, para 11,8%.
O prazo médio dos financiamentos caiu de 44 meses no ano passado para 38 meses em 2012. Há pouca diferença entre os prazos médios para veículos novos e usados. No caso das unidades zero-quilômetro, a média é de 37 meses. Em seminovos com ano/modelo de 2008 a 2013, o prazo é de 39 meses. Esse número cai para 36 meses quando considerados os veículos de 1998 a 2002.
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