A vereadora Brisa Bracchi (PT) teve um pedido de cassação de mandato protocolado na Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (18). A ação foi apresentada pelo vereador Matheus Faustino e acusa a parlamentar de utilizar recursos públicos para custear o evento Rolé Vermelho – “Bolsonaro na Cadeia”, realizado no dia 9 de agosto.
De acordo com o documento, a vereadora teria usado cerca de R$ 50 mil provenientes de emendas impositivas para pagamento de artistas que se apresentaram na festa, organizada em parceria com a ex-vereadora Ana Paula. O pedido alega violação constitucional, improbidade administrativa e descumprimento do regimento interno da Câmara. A publicação do evento está no Diário Oficial do Município em 8 de agosto.
Segundo informações, o evento, embora gratuito, teve caráter político e tinha pulseira de acesso escrito Bolsonaro na Cadeia.
Resposta da vereadora
Em nota publicada em suas redes sociais, Brisa Bracchi defendeu que seu mandato sempre apoiou a cultura de Natal, fortalecendo artistas locais e espaços culturais em diversas regiões da cidade.
A vereadora afirmou que o apoio ao evento Rolé Vermelho se restringiu à contratação de artistas, com processos conduzidos com transparência e responsabilidade, e negou que recursos públicos tenham sido usados para fins partidários. Segundo a parlamentar, o valor divulgado pelo vereador autor da ação não corresponde ao montante destinado pelo mandato.
Brisa classificou o pedido de cassação como perseguição política, citando que não é a primeira vez que o vereador Matheus Faustino tenta deslegitimar parlamentares do PT. Ela finalizou reafirmando o compromisso com a promoção da cultura e da diversidade artística em Natal.