O Rio de Janeiro foi o estado com maior queda no número de acidentes, passando de 315 para 166. Uma redução de 47%. Em contrapartida, os cinco estados onde mais houve acidentes foram Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Bahia.
No geral, os acidentes nas rodovias federais caíram 26% no feriado em relação ao mesmo período de 2011. No feriado deste ano, foram 2.310 acidentes, ante 3.124, em igual período do ano passado.
De acordo com a especialista de trânsito Elaine Sizilo, “enquanto as medidas de âmbito nacional, estadual e municipal não forem realizadas conjuntamente, onde uma entidade reforce a ação da outra, dificilmente será possível ter uma redução completa”. Ainda de acordo com Elaine, é necessário que todas as instituições do Sistema Nacional de Trânsito cumpram suas atribuições com o mesmo propósito, rigor, condições e qualidade para se alcançar resultados mais efetivos no país como um todo.
Segundo Elaine, quando se tem leis mais rígidas e adequadas a realidade da população - sustentadas por pesquisas e estatísticas atualizadas- , aliadas a uma fiscalização com número de agentes e equipamentos suficientes para uma ação contínua e em locais diversificados, reforçadas por campanhas e ações educativas de qualidade, com linguagem acessível e que realmente sejam compreendidas pelo público-alvo, se torna possível pensar na mudança da situação atual do trânsito brasileiro, explica.
Alguns números pelo país
Bahia - Aumento de 44% no número de mortes, subindo de nove para 13 se comparado com o mesmo período de 2011.
Pará – Rodovias federais não registraram mortos.
Espírito Santo - O número de mortos caiu 66,66%, passando de seis para dois registros de morte.
Minas Gerais – No total, 15 pessoas morreram e 228 ficaram feridas, sendo que em 2011 foram 22 mortes e 370 feridos.
São Paulo - Foram registrados 169 acidentes, 64 feridos e 4 mortos. As mortes caíram 33%
Tags
NOTÍCIAS