Citroën DS (foto), 2CV e Renault 4L: três preciosidades de colecionadores franceses que não poderiam mais circular |
Carros velhos são um dos tormentos do trânsito na maioria das grandes cidades. Além de poluí¬rem o ar, param por problemas mecânicos e são mais suscetíveis a acidentes, provocando engarrafamentos. O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, apresentou há três semanas uma proposta visando a banir das ruas da região metropolitana todos os automóveis com mais de dezessete anos de fabricação. Se aprovada pelos vereadores da cidade, a medida tirará de circulação cerca de 367 000 veículos a partir de setembro de 2014, além de aposentar caminhões fabricados antes de 1996 e motocicletas com mais de dez anos de circulação. A proposta, que enfureceu os colecionadores de modelos antigos, baseia-se no fato de que os carros com quase duas décadas, menos de 10% da frota parisiense, não possuem a mesma tecnologia de retenção de poluentes dos carros mais modernos. A medida visa também a melhorar o trânsito. De acordo com a empresa americana Inrix, que monitora o tráfego de oitenta cidades em seis países da Europa, Paris tem a região metropolitana mais congestionada do continente.
Como uma medida similar à do prefeito parisiense afetaria o trânsito de São Paulo, a região metropolitana brasileira com os mais graves problemas de locomoção? Tudo indica que ela seria um alívio para os motoristas. Na região metropolitana de São Paulo, 25% da frota tem mais de vinte anos de rodagem. De acordo com a MapLink, empresa que fornece informações sobre o trânsito, um carro ou caminhão quebrado em uma via paulista de grande fluxo, como a Marginal Tietê, provoca redução de 17% na velocidade média dos veículos que passam pelo local.
Na França não existe isenção de impostos para veículos antigos, e a taxa para obter o licenciamento do automóvel é maior para os carros mais poluentes. Em São Paulo, há incentivo à circulação das velharias porque há isenção de IPVA para veículos com mais de vinte anos de fabricação. Paris segue o exemplo de várias cidades do mundo nas quais não há tolerância com carro velho. Em Berlim, não podem circular veículos movidos a diesel que não atendam aos padrões atuais de emissão de gases poluentes. Em Singapura, desde 1990 vigora uma lei que limita em dez anos o período em que se pode usar um carro. Ao final desse prazo, o proprietário pode exportá-lo, vendê-lo para sucata ou renovar a permissão por mais cinco ou dez anos - em troca de uma taxa altíssima.
PARIS
Impostos sobre carros antigos - Os fabricados há mais de dez anos pagam metade do valor
Incentivo para os carros menos poluidores - Se a emissão for maior do que 200 gramas de CO2 por quilômetro rodado, o veículo paga uma sobretaxa
Pico de engarrafamento (em quilômetros) - 58, em 2011
Emissão de CO2 no ar (em milhões de toneladas por ano) - 24,6
Extensão do metrô (em quilômetros) - 213, com 300 estações
Frota na região metropolitana (em milhões) - 4,9
Carros por 1 000 habitantes - 415
Carros com mais de dezessete anos - 367 000
Idade média da frota (dados nacionais) - 8 anos e 2 meses
População da região metropolitana (em milhões) - 11,7
Bicicletas públicas de aluguel - 23 000
Vagas de estacionamento nas ruas - 149 385
Preço do estacionamento nas ruas do centro (1h, em reais) - 9,75
Preço do litro de gasolina (em reais) - 4,05
SÃO PAULO
Impostos sobre carros antigos - Aqueles com mais de vinte anos de fabricação estão isentos
Incentivo para os carros menos poluidores - nenhum
Pico de engarrafamento (em quilômetros) - 295, neste ano
Emissão de CO2 no ar (em milhões de toneladas por ano) - 15,7
Extensão do metrô (em quilômetros) - 74, com 62 estações
Frota na região metropolitana (em milhões) - 8,3
Carros por 1 000 habitantes - 419
Carros com mais de dezessete anos - 4,9 milhões*
Idade média da frota (dados nacionais) - 8 anos e 9 meses
População da região metropolitana (em milhões) - 19,8
Bicicletas públicas de aluguel - 520
Vagas de estacionamento nas ruas - 36 026
Preço do estacionamento nas ruas do centro (1h, em reais) - 3
Preço do litro de gasolina (em reais) - 2,60
Como uma medida similar à do prefeito parisiense afetaria o trânsito de São Paulo, a região metropolitana brasileira com os mais graves problemas de locomoção? Tudo indica que ela seria um alívio para os motoristas. Na região metropolitana de São Paulo, 25% da frota tem mais de vinte anos de rodagem. De acordo com a MapLink, empresa que fornece informações sobre o trânsito, um carro ou caminhão quebrado em uma via paulista de grande fluxo, como a Marginal Tietê, provoca redução de 17% na velocidade média dos veículos que passam pelo local.
Na França não existe isenção de impostos para veículos antigos, e a taxa para obter o licenciamento do automóvel é maior para os carros mais poluentes. Em São Paulo, há incentivo à circulação das velharias porque há isenção de IPVA para veículos com mais de vinte anos de fabricação. Paris segue o exemplo de várias cidades do mundo nas quais não há tolerância com carro velho. Em Berlim, não podem circular veículos movidos a diesel que não atendam aos padrões atuais de emissão de gases poluentes. Em Singapura, desde 1990 vigora uma lei que limita em dez anos o período em que se pode usar um carro. Ao final desse prazo, o proprietário pode exportá-lo, vendê-lo para sucata ou renovar a permissão por mais cinco ou dez anos - em troca de uma taxa altíssima.
PARIS
Impostos sobre carros antigos - Os fabricados há mais de dez anos pagam metade do valor
Incentivo para os carros menos poluidores - Se a emissão for maior do que 200 gramas de CO2 por quilômetro rodado, o veículo paga uma sobretaxa
Pico de engarrafamento (em quilômetros) - 58, em 2011
Emissão de CO2 no ar (em milhões de toneladas por ano) - 24,6
Extensão do metrô (em quilômetros) - 213, com 300 estações
Frota na região metropolitana (em milhões) - 4,9
Carros por 1 000 habitantes - 415
Carros com mais de dezessete anos - 367 000
Idade média da frota (dados nacionais) - 8 anos e 2 meses
População da região metropolitana (em milhões) - 11,7
Bicicletas públicas de aluguel - 23 000
Vagas de estacionamento nas ruas - 149 385
Preço do estacionamento nas ruas do centro (1h, em reais) - 9,75
Preço do litro de gasolina (em reais) - 4,05
SÃO PAULO
Impostos sobre carros antigos - Aqueles com mais de vinte anos de fabricação estão isentos
Incentivo para os carros menos poluidores - nenhum
Pico de engarrafamento (em quilômetros) - 295, neste ano
Emissão de CO2 no ar (em milhões de toneladas por ano) - 15,7
Extensão do metrô (em quilômetros) - 74, com 62 estações
Frota na região metropolitana (em milhões) - 8,3
Carros por 1 000 habitantes - 419
Carros com mais de dezessete anos - 4,9 milhões*
Idade média da frota (dados nacionais) - 8 anos e 9 meses
População da região metropolitana (em milhões) - 19,8
Bicicletas públicas de aluguel - 520
Vagas de estacionamento nas ruas - 36 026
Preço do estacionamento nas ruas do centro (1h, em reais) - 3
Preço do litro de gasolina (em reais) - 2,60
Planeta Sustentável
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