A injeção eletrônica é uma das grandes inovações tecnológicas do automóvel. Surgiu na década de 1980 e veio para substituir o velho carburador e agregar mais eficiência ao motor, principalmente quanto às emissões gasosas pelo escapamento. Mas é uma peça que necessita de cuidados frequentes em relação à sua manutenção para ter um bom funcionamento:
Passos
1- Não existe manutenção preventiva do sistema de injeção, mas o primeiro sinal são falhas freqüentes no motor;
2- A cada 40 mil quilômetros, os bicos devem ser limpos, porque a sujeira presente no combustível pode entupir o sistema. Isso termina aumentando o consumo e prejudicando o desempenho do motor;
3- Para prolongar ao máximo a eficiência das válvulas de injeção, o carro deve preferencialmente ser abastecido com gasolina aditivada. A gasolina aditivada tem o efeito benéfico de manter limpo todo o sistema de alimentação, começando pela bomba de combustível, passando pelo cabeçote, válvulas de admissã, escapamento e câmara de combustão;
5- A gasolina aditivada deve ser usada também em veículos flexíveis em combustível;
6- Todos os veículos são dotados de uma luz no painel que alerta as anomalias no sistema. Se essa luz estiver acesa, está na hora de você procurar um bom mecânico, já que a solução só é possível através de um computador conectado a central da injeção.
Importante
Busque abastecer em postos de bandeira conhecida e fuja das promoções muito baratas para ter certeza de que a gasolina que vai no tanque do seu carro é de procedência confiável e não adulterada.
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