Encontre os pneus ideais para o seu carro

Você resolveu trocar os pneus do carro? Antes de ver preços e condições de pagamento, aprenda a identificar qual é o tipo certo de pneu para o seu carro, conhecendo o significado das inscrições que aparecem na lateral deles. Aqui temos todas as informações de que você precisa. 


 

Passos


1

Leia no manual do carro as recomendações sobre os pneus que devem ser usados.

2

Nas laterais dos pneus você encontra uma série de inscrições, por exemplo, 195/60 R14 86 T.

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O número "195" indica o total, medido em milímetros, da largura nominal da seção do pneu.

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O número "60" é o perfil do pneu, ou seja, é a relação percentual entre a altura e a largura da seção do pneu: se você olhar o pneu de lado, é a parte entre o aro e a extremidade externa.

5

A inscrição "R" indica que é um pneu de construção radial: isto diz respeito à maneira como se entrelaçam os cordonéis das lonas, neste caso, transversalmente.
• A inscrição "B" indica que os cordonéis das lonas se cruzam na diagonal.

6

O número "14" indica o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.

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O número "86" indica a capacidade de carga.
• Nos carros de passeio, o índice se situa entre 70 e 98, e indica a capacidade máxima para transportar peso, que vai de 335 a 750 quilos.
• Um pneu para utilitários pode ter 110 no índice de carga, o que equivale a 1.060 quilos.

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A letra final ("T", no nosso exemplo) mostra a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido em função do índice de carga que pode transportar. Os índices são os seguintes:
• T até 190 km/h
• H até 210 km/h
• V até 240 km/h
• W até 270 km/h
• E até 300 km/h
• Z para velocidades superiores a 240 km/h

9

Se estiver gravado "Tubeless", trata-se de um pneu sem câmara; no caso de Tube Type, corresponde a um com câmara (os mais antigos).

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Você também deverá considerar o valor de carga e a pressão máxima.

Importante

  • O fator mais importante a considerar para o cuidado dos pneus é a pressão de calibragem: use sempre a recomendada pelo fabricante do carro.
  • A pressão de ar determinada pelo fabricante dos pneus pode não corresponder à indicada no manual do carro: oriente-se sempre pelo fabricante do carro, para não danificar as rodas.
  • Verifique a pressão com os pneus frios, ou seja, sem ter percorrido mais de um ou dois quilômetros em velocidade baixa.
  • Calibre os pneus pelo menos uma vez por mês: uma revisão periódica pode detectar a tempo pequenos vazamentos de ar.

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