Oito dicas para ter um carro mais seguro

Respeitar as normas de trânsito ao dirigir é fundamental para a segurança, mas você pode aumentá-la com a utilização de oito dispositivos no seu carro. Veja aqui quais são e como funcionam. 


 

Passos


1

Se você instalar o freio tipo ABS (sistema antibloqueio das rodas), evitará que as rodas do carro travem quando for preciso pisar no pedal com mais força.

2

Junto com o ABS funciona uma EBD (distribuição eletrônica de frenagem), que distribui a quantidade de força aplicada ao freio de cada roda, tomando como referência velocidade, peso e número de ocupantes, condições climáticas, entre outras variáveis. A EBD aumenta a eficácia do freio e contribui para manter o controle do carro.

3

Um dos avanços mais revolucionários é o ESC (controle eletrônico de estabilidade), que evita que as rodas deslizem sem controle. O ESC controla a trajetória do carro e, se identificar uma perda de controle, aciona os freios automaticamente para corrigir e manter a direção estável. Este dispositivo age junto com o ABS e a EBD.

4

Você também pode ter um servofreio de emergência, que funciona suprindo a falta de pressão no pedal em situações-limite.

5

Contar com um airbag (ou sistema de retenção suplementar) no carro garante proteção para evitar lesões graves em caso de colisões. O sistema infla automaticamente bolsas sintéticas com ar para evitar que o corpo bata contra superfícies duras. Os modelos mais recentes são fabricados com materiais leves e maleáveis. Há airbags dianteiros, traseiros e laterais.

6

Você pode instalar um pré-tensionador nos cintos de segurança para que todos os passageiros fiquem bem firmes no assento, aumentando a eficiência dos airbags, que inflam alguns segundos depois.

7

É importante que o seu carro tenha a carroceria e o habitáculo seguros. Uma carroceria segura é aquela que, no caso de colisão, se deforma para amortecer o impacto; um habitáculo seguro é feito com estruturas muito rígidas que não se deformam em caso de acidente. Além disso, as barras de proteção localizadas nas laterais do carro impedem que outro veículo invada o habitáculo do seu no caso de batida.

8

Outro dispositivo importante é o sistema de prevenção de incêndio, que funciona com duas válvulas: uma evita que o combustível do tanque vaze no caso de capotagem; e a outra impede a perda de pressão das tubulações. Além disso, há um sensor na bomba de combustível que é ativado e corta o fluxo em caso de batida.

Importante

  • A maior proteção para a sua vida e a dos outros é respeitar o Código de Trânsito.
  • O corpo humano não resiste a impactos em velocidades superiores a 40 km/h.
  • O sistema de freios ABS costuma exigir maiores distâncias para frear sobre superfícies molhadas.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال