Um dos itens mais importantes para a segurança dos veículos é, sem dúvida, os pneus. Seja no itinerário do dia-a-dia ou nas viagens de fim-de-semana, é sempre bom estar com os pneus do carro em ordem. Atualmente, os veículos saem de fábrica com dois tipos de pneus: com câmera e sem câmera. Conheça abaixo quais as vantagens e desvantagens destes dois modelos:
Passos
Sem Câmara:
1- Vantagens:
a) Não estouram;
b) Quando furam, o próprio prego veda o furo ou, quando não vedam, esvazia lentamente.
c) São muito mais seguros.
2- Desvantagens:
a) É mais duro e absorve menos os impactos;
a) É mais duro e absorve menos os impactos;
b) Quando se atinge um buraco, a roda amassa e o pneu esvazia, entretanto, em muitos casos, consegue-se rodar pois o pneu tem as laterais mais duras.
c) Se por acaso ele furar com um prego, enquanto o mesmo estiver lá, o pneu continuará vazando pouco, até que se chegue ao borracheiro.
d) O conserto é mais simples, basta usar um pavio tip-top e pronto.
Com Câmera
1- Vantagens:
a) Quando o aro amassa e não corta a câmara pode-se rodar até encontrar um borracheiro;
b) Eventualmente um objeto pontiagudo fura o pneu mas não atinge a câmera. Isso permite que o condutor siga usando o mesmo pneu.
2- Desvantagens:
a) Quando fura, o pneu esvazia rapidamente e pode-se não perceber no momento. Muito perigoso em relação aos sem câmara;
b) Ao ser atingido por um prego ou material pontiagudo, o pneu com câmara murcha mais depressa;
c) O conserto é mais complicado, pois tem que ser feito um remendo na câmera;
e) depois de alguns remendos, há a necessidade de trocar de câmara e ter mais gastos.
Importante
Mais importante do que a escolha do pneu é a manutenção do mesmo. É necessário fazer regularmente o alinhamento e balanceamento dos pneus para, além de ter mais segurança, aumentar a vida útil dos mesmos e ainda economizar combustível, uma vez que o atrito de pneus devidamente alinhados e balanceados no asfalto é menor.
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