Selecionados para novas turmas de mototaxista são divulgados

O Detran/RN divulgou na manhã de hoje, 28, os selecionados para mais duas turmas do curso de capacitação para mototaxistas e motofretistas. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 4, com duração de duas semanas e carga horária de 30 horas.
“O Detran/RN está fazendo um esforço para interiorizar estas ações, inclusive no mês de março devemos ter alguma novidade neste sentido. Além disso, estamos procurando abrir um número cada vez maior de turmas, tanto que no dia 7 estamos com a perspectiva de início para outras duas turmas, assim como no dia 18 deste mês”, destacou o Diretor-Geral do Detran, Willy Saldanha. O investimento do Governo do Estado para capacitar os 15 mil profissionais que atuam no Estado é de três milhões de reais.
As explanações ocorrerão das 8h às 11h e das 14 às 17h, no SEST/SENAT, parceiro do Governo do Estado na iniciativa. Jacob Costa de Oliveira, coordenador pedagógico do curso, enfatizou que os horários devem ser respeitados, e que a frequência obrigatoriamente é de 100%. “É importante que o aluno esteja no local da aula 15 minutos antes do horário inicial para proceder a validação digital”. Neste momento, mais 60 profissionais serão capacitados.
As inscrições para as turmas subseqüentes continuam abertas e são realizadas diretamente no site do Detran, www.detran.rn.gov.br, mais especificamente no link “serviços online”. Em seguida, é necessária a abertura da solicitação para inclusão na CNH da observação relativa a conclusão do curso. Esse serviço é realizado nas unidades do Detran/RN no Estado e sem ele os profissionais não podem participar do curso. 
Os que estiverem inscritos mas não tenham sido selecionados nesta oportunidade serão contemplados nas próximas turmas, não precisando realizar novo pré-cadastro. As demais exigências estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Denatran.
Segundo o Chefe de Gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, “a princípio serão realizadas ações educativas, sem punição. Entretanto, os profissionais já terão que estar adequados às normas de segurança, como o uso do colete e a fixação da faixa reflexiva. Também terão que portar os comprovantes de inscrição no curso e da solicitação da abertura do serviço para acréscimo na CNH da observação relativa a participação no curso. Além disso, na Habilitação dos profissionais que estão atuando é imperioso que a observação da atividade remunerada já esteja inserida no documento”.
Quando a fiscalização punitiva começar, os profissionais que não cumprirem as novas regras estarão sujeitos às penalidades e às medidas administrativas previstas nos artigos 230, 231,232 e 244 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), entre as quais multa no valor de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até mesmo a suspensão da CNH, dependendo da infração cometida.
O Termo de Cooperação que propiciou a oferta dos cursos de forma gratuita foi assinado no início de janeiro pela Governo do Estado, Detran/RN, SEST/SENAT e Polícia Militar. Na ocasião, o Diretor-Geral, Willy Saldanha, ressaltou que o objetivo do curso é dar subsídio para ações de direção defensiva, de atitudes de segurança no trânsito. “O Detran/RN trabalha assim para, se não acabar, mas diminuirmos a quantidade de acidentes envolvendo motos, que hoje é grande”.
Apesar de cada turma comportar 30 alunos, em virtude do não preenchimento dos requisitos por parte dos interessados, foram capacitados apenas 24 profissionais nas duas turmas iniciais, cujas aulas foram concluídas no dia 22 de fevereiro.
A iniciativa atende ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades destes profissionais e que entrou em vigor no último dia quatro de fevereiro.  A medida legal também prevê que haja a adequação das motos para uso profissional, como acrescentar equipamentos como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor, faixas refletivas no capacete, além do uso por parte do condutor de colete com faixas refletivas.

Turma 03 – Curso para Motofretistas – SENAT – Manhã DIA 04/03
Adalberto Tavares do Rego
Ademilson Silva de Morais
Airton da Silva Rodrigues
Arthur Dantas de Azevedo
Artidonio de Oliveira Silva
Daniel Anisio Da Silveira
Diego Raimundo da Silva
Edenilson Costa Felix
Edimilson Gomes Bezerra
Francisco José do Nascimento
Gilberto da Silva Monteiro
Gilberto Rodrigues da Silva
Higo Ricardo Araújo de Oliveira
Jamerson Soares de Lima
Josibel Honorato de Lima
José Carlos de Andrade
Kleber da Silva dos Santos
Lenivaldo Francisco de Freitas
Luciana De Oliveira Lima
Luciano Gomes de Pontes
Marcelo da Silva Catarina
Misailton Ferreira de Almeida
Quintino de Albuquerque Junior
Ranieri Hermogenes
Ricardo de Oliveira Ribeiro
Sebastião Lazaro da Silva
Sebastião Marcelino da Rocha
Sebastião Pereira Gomes
Thiago da Silva Neves
Wandercleyton Costa Bezerra de Souza


Turma 04 – Curso para Motofretistas – SENAT – Tarde DIA 04/03
André Ferreira da Silva
André Francisco Silva do Nascimento
Anderson Silva do Nascimento
Alan Bruno Belarmino da Silva
Alan Venâncio Ribeiro
Caio César Alves de Sena
Claudio Gazolla Dalbosco
Damião Josean Azevedo dos Santos
Dayvid Franquelino de Oliveira
Emanuel Noronha Bessa Pinheiro
Francisco Bezerra Filho
Francisco Canindé da Silva Barbosa
Francisco Rener Jean da Silva
Genilson Nascimento Cruz
Ítalo Isnaldo Martins
Itamar Xavier Adelino
Jean Douglas Malaquias da Silva
Jefferson Gomes da Silva
José Nilson Costa
José Wanderley T. da Silva
Klecio José Santos Silva
Leandro Cleiton de Lima
Manuel Calixtro de Souza
Mariogilson de Macedo Delgado
Michelangelo da Fonseca Silva
Nelson Fernandes Bezerra Filho
Rafael Roberto da Costa
Ricardo Alexandre Pinto do Nascimento
Ricardo César Barbosa Santos
Valdines Domingos Moreira

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال