O Código Brasileiro de Trânsito prevê punição aos motoristas que não liberam o tráfego para veículos de emergência, como ambulâncias, carros da polícia e do corpo de bombeiros. Impedir a passagem destes veículos pode atrapalhar diversas situações de socorro que necessitam de urgência.
É comum entre os condutores o medo de sair da pista ou cometer alguma infração permitindo a passagem de ambulâncias, mas, caso uma multa seja emitida em uma ação deste tipo, o condutor pode sempre recorrer explicando a situação. Muitos serviços de emergência como o SAMU possuem em seus sistemas as informações do trajeto de seus veículos, podendo confirmar se um deles estava próximo no momento da multa.
Encaixam-se nesta situação veículos de emergência que estejam com sinal de luz ligado, seja sirene ou luz intermitente. Eles têm prioridade para pedir passagem. Esta é uma questão importante no trânsito, pois por se tratar de uma situação extraordinária, muitos motoristas não sabem como reagir. São situações imprevisíveis onde agir rapidamente facilita muito o trabalho de profissionais em emergências
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO