Para conservar o teto solar, cuidados simples, como a limpeza regular são os mais importantes. Isso aumenta a durabilidade dos componentes do sistema, que tem função de iluminar a cabine, mantendo-a arejada. Em caso de pane, o conserto é caro
MARCELO FENERICH
Para conservar o teto solar, cuidados simples, como a limpeza regular são os mais importantes. Isso aumenta a durabilidade dos componentes do sistema, que tem função de iluminar a cabine, mantendo-a arejada. Em caso de pane, o conserto é caro: pode passar dos R$ 1.500 em oficinas da cidade.
O principal inimigo do teto solar é a sujeira. O acúmulo pode causar o endurecimento do sistema e sua consequente quebra.
Não se deve usar graxa após a limpeza. Ela causa o ‘endurecimento’ dos componentes por reter sujeira. Deve-se lubrificar as peças com vaselina ou lubrificante spray.
SOs itens que mais sofrem desgaste prematuro são o ligamento do cabo espiral com o carrinho, conhecido por ponteira, e a engrenagem do motor. Um defeito comum é o entupimento dos dutos de escoamento de água.
A limpeza do sistema, com lubrificação, custa de R$ 250 a R$ 400, e a ponteira, de R$ 600 a R$ 1.400. “No caso do motor, se o conserto for possível, os preços variam de R$ 600 a R$ 900, dependendo da peça. A troca vai de R$ 800 a R$ 1.600.”
O mau uso do teto solar também faz com que os componentes se danifiquem prematuramente. O manual do veículo explica que o item não pode ser aberto ou fechado com o carro em movimento, apenas basculado. O golpe de ar pode entortar as peças. Se o sistema for de estágios, opere um por vez. E não utilize o alarme para abrir e fechar o vidro, ele desregula sua memória interna.
Tags
REGRAS DE TRÂNSITO