As festas de fim de ano e as férias escolares chegaram e com elas as esperadas viagens. Quem pretende passar alguns dias viajando e deixar a residência sozinha nesta época do ano não pode descuidar da segurança do local para evitar prejuízos e dores de cabeça. Medidas simples podem ajudar a proteger a residência contra invasões e assaltos enquanto a família estiver fora.
Ainda em casa, de malas prontas, é importante que a família tenha cuidado para que a empolgação natural dos dias de descanso não deixe alguns detalhes passarem despercebidos. Portões, portas e janelas devem ficar trancados e não se deve esquecer de checar esses itens novamente antes de sair.
Se a família escolher reforçar as entradas para a casa com trincos, trancas e cadeados internos, deve-se evitar colocar cadeados do lado externo do portão, pois isso é um sinal de que não há ninguém. Outra orientação é para que a família peça para que algum familiar ir ao local diariamente.
Para quem não mora em condomínio, a orientação é deixar um parente responsável para ir à casa, deixar as luzes acesas durante a noite e apagá-las na manhã seguinte. Residências sem iluminação indicam que não tem ninguém lá.
Entretanto, caso a família tenha instalado dispositivos de segurança como alarmes, sensores de presença, dentre outros, é preciso ter cuidado para não esquecer de ligar os sistemas antes de sair. Neste caso, a recomendação é para que a empresa responsável pela vigilância seja comunicada para ativar e desativar o sistema.
Outra orientação para quem vai viajar é cancelar a assinatura de jornais e revistas, ou outros periódicos, enquanto estiver fora. Uma medida alternativa de segurança é pedir a um vizinho ou alguém de confiança que recolha as correspondências neste período. Deixar cartas e outras entregas acumularem no pátio ou na caixa de correios da residência chama a atenção de criminosos, pois indica que não há ninguém no local.
Tags
NOTÍCIAS