Movimento Maio Amarelo busca conscientizar população sobre altos índices de mortes e de ferimentos no trânsito
O Ministério das Cidades, por meio do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida), aderiu ao movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo – Atenção pela vida.
A mobilização foi organizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro após o sucesso dos movimentos Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama e Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata.
Durante todo o mês de maio, os monumentos e prédios simbólicos do País receberão iluminação amarela. O Parada realizará ações educativas de conscientização com a distribuição de bafômetros com etiquetas do movimento para estados e ONG’s. Além de sensibilização da sociedade em espaços públicos com palestras e fiscalizações educativas em escolas, universidades, shoppings e estradas de todo o país.
O movimento Maio Amarelo busca sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo. Para colaborar com a ação, os funcionários do Ministério das Cidades poderão tirar uma foto com a logo do movimento e imprimir.
Saiba mais
A cor amarela é em alusão à sinalização de advertência, utilizada nas placas de trânsito que simboliza atenção. O movimento incentiva a divulgação da logo do Maio Amarelo em ônibus, automóveis, acessórios de ciclistas e motociclistas, além do uso do fitilho amarelo na lapela.
Outra referência mundial ao mês é realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).
Via Certa Natal: parceiro oficial do ''Movimento Maio Amarelo no RN''
Tags
NOTÍCIAS