O setor de Estatística do Detran/RN divulgou hoje o relatório da Operação Lei Seca com as intervenções realizadas durante setembro deste ano. Em relação ao mês anterior, o documento aponta para um aumento na quantidade de blitz realizadas, como também a ampliação do número de condutores abordados, porém configura o resultado positivo da Operação com a redução dos motoristas alcoolizados flagrados durante as barreiras policiais.
Mesmo com o aumento de 33,33% na quantidade de blitz deflagradas e acréscimo de 74,80% no número de motoristas abordados foi possível observar uma redução de 5,06% na quantidade de condutores multados por desrespeito a legislação de trânsito em Natal. Em números absolutos foram realizadas em setembro oito blitzen, com 3.732 motoristas parados, sendo 281 flagrados em desacordo com a Lei Seca. Já em agosto, os dados confirmam a efetivação de seis blitzen, 2.135 abordagens e 296 autuações.
De janeiro a setembro deste ano a Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN autuou 2.541 motorista nas barreiras da Lei Seca. Deste total, 12,04% não portavam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no momento da abordagem ou não possuíam o documento que permite dirigir veículo automotor. Já 24,67% dos condutores advertidos, além das punições administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vão responder a processo criminal por ser averiguado que o índice de álcool por litro de sangue no organismo era igual ou superior 0,34 mg/l, o que configura crime de trânsito.
“Esses dados confirmam o trabalho sério que estamos realizando, colocando inclusive a Operação Lei Seca, desenvolvida pelo Detran/RN, como referência no nosso país”, lembrou o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa.
As blitzen da Operação Lei Seca devem continuar por todo o ano e serão intensificadas na área litorânea durante o período de veraneio. As equipes do Detran e do CPRE contam também com apoio de uma Delegacia Móvel, que é deslocada para os locais de realização das barreiras. A Polícia Civil vem participando da Operação com uma equipe composta por delegado, agentes e escrivães.
Tags
NOTÍCIAS
